A medida preventiva afeta o lote n.º R1335 e foi iniciada voluntariamente pela empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim Portugal.
A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde emitiu um alerta claro a todas as entidades do circuito do medicamento, instruindo que as farmácias, distribuidores e unidades de saúde que possuam o lote n.º R1335 do medicamento Nolotil (Metamizol magnésico) 2000mg/5ml, solução injetável, não o podem vender, dispensar ou administrar.
Todas as unidades em stock devem ser devolvidas.
O Nolotil é um analgésico potente utilizado no tratamento de dor aguda intensa, como dor espasmódica ou tumoral, e para febre alta que não responde a outras terapêuticas. A presença de partículas de vidro nas ampolas representa um risco para a segurança dos doentes. Aos doentes que possam estar a utilizar o medicamento pertencente a este lote, o Infarmed aconselha que contactem o seu médico para que este possa avaliar a necessidade de substituição por um fármaco alternativo.
A decisão de recolha voluntária por parte da empresa e a subsequente ordem de suspensão pelo regulador visam garantir a segurança e a qualidade dos medicamentos disponíveis no mercado nacional.














