A entidade reguladora advertiu que o incumprimento das regras pode resultar em coimas que variam entre mil e 3.740 euros para pessoas singulares, e de 1.500 a 44.891 euros para pessoas coletivas. Este alerta reforça a importância de os prestadores de cuidados de saúde cumprirem rigorosamente a legislação em vigor, assegurando que as barreiras financeiras não impeçam o acesso dos cidadãos aos cuidados a que têm direito, incluindo o acesso a consultas que resultam na prescrição de medicamentos essenciais.
Entidade Reguladora da Saúde Alerta para Cobrança Indevida de Taxas Moderadoras no SNS
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu um alerta sobre a cobrança indevida de taxas moderadoras por parte de unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma prática que viola a lei e pode constituir uma barreira no acesso aos cuidados de saúde. As unidades infratoras enfrentam a possibilidade de sanções e processos de contraordenação se não retificarem a situação. A ERS reportou ter recebido diversas queixas de utentes do SNS que foram confrontados com a cobrança de valores “desconformes com a lei”. Estas taxas, ou copagamentos, representam uma contribuição financeira do utente no momento da prestação de um cuidado de saúde, mas a sua aplicação é estritamente regulada, com várias isenções previstas na lei para proteger os mais vulneráveis. A cobrança indevida pode dissuadir os cidadãos de procurar os serviços de que necessitam, desde consultas a exames de diagnóstico, o que pode levar ao agravamento de condições de saúde e a um maior custo para o sistema a longo prazo. A intervenção da ERS é um mecanismo de fiscalização essencial para garantir a equidade no acesso.



Artigos
3
Um homem e uma mulher foram apanhados a roubar um telemóvel de uma turista brasileira no Chiado, zona histórica de Lisboa. No vídeo, que está a ser partilhado nas redes sociais, é possível ver o casal a ser confrontado por pessoas que assistiram ao furto e que conseguiram impedir que os carteiristas fugissem com o […] O conteúdo CASAL DE CARTEIRISTAS APANHADO A ROUBAR TURISTAS (VÍDEO) aparece primeiro em 24Horas.

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ocorrido na Estrada Nacional 251, no Couço, concelho de Coruche, provocou a morte de um jovem com 23 anos de idade, de nacionalidade brasileira, e ferimentos graves num outro jovem de 26 anos. O alerta para este acidente foi dado às 03h49 da madrugada de domingo, 21 […] O conteúdo CORUCHE: JOVEM DE 23 ANOS MORRE EM ACIDENTE NO COUÇO aparece primeiro em Comercio e Noticias.

Detenção na Azambuja envolve Rui Pedro Moreira, 22 anos, suspeito de crimes sexuais contra menores. Prisão preventiva já foi decretada. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Rui Pedro Moreira detido na Azambuja por suspeitas de crimes sexuais

GNR está a investigar o caso. Lar não tem licença da Segurança Social para funcionar.


