A transferência, proveniente do Panathinaikos, representa um investimento significativo para a equipa bicampeã nacional, que procurava uma solução consolidada para a posição. A operação para trazer Georgios Vagiannidis para Alvalade, embora tenha demorado mais do que o inicialmente previsto, foi concluída com sucesso, representando um dos maiores investimentos do Sporting neste defeso.
Segundo as notícias, o negócio implicou um desembolso de aproximadamente 12 milhões de euros, aos quais se podem somar 2,5 milhões de euros mediante o cumprimento de objetivos desportivos. O lateral-direito, de 23 anos, assinou um contrato válido para as próximas cinco temporadas, ficando protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. A sua importância para o projeto de Rui Borges foi sublinhada pelo facto de o jogador ter sido formalmente inscrito na Liga Portugal antes mesmo do anúncio oficial por parte do clube, tendo-lhe sido atribuída a camisola número 13.
A sua condição física foi elogiada pelo treinador, indicando que poderá estrear-se em breve.
A chegada do internacional grego, que se despediu do Panathinaikos nas redes sociais, vem colmatar uma necessidade no plantel e poderá ter implicações diretas na estrutura da equipa, abrindo potencialmente a porta para a saída de Ricardo Esgaio, que tem mercado no Brasil. Vagiannidis junta-se a um leque de reforços que visa dar a Rui Borges as ferramentas necessárias para atacar a nova temporada e a defesa do título.