Falta de Professores Agrava-se e Sindicatos Exigem Reforma Estrutural da Carreira
A carência de docentes no sistema de ensino público português é um problema estrutural que tende a agravar-se, com um estudo recente a estimar que cerca de quatro mil professores se aposentarão anualmente na próxima década, o que exigirá a contratação de 20 mil novos profissionais nos próximos cinco anos. Perante este cenário, o Governo anunciou o alargamento do apoio à deslocação para todos os professores colocados a mais de 70 quilómetros da sua residência, com uma majoração para os que lecionam em zonas mais carenciadas. O ministro da Educação, Fernando Alexandre, assegurou ainda que, no próximo ano letivo, será possível apurar com rigor o número de alunos sem aulas, reconhecendo as falhas do sistema atual, que uma auditoria da KPMG considerou incapaz de fornecer dados exatos. No entanto, para a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), estas medidas são insuficientes. O secretário-geral, Francisco Gonçalves, defendeu que o problema da falta de professores só será resolvido com uma revisão profunda do Estatuto da Carreira Docente que torne a profissão mais atrativa. A Fenprof considera que medidas como o recurso a horas extraordinárias ou a não habilitados, previstas no plano do Governo, não são soluções sustentáveis. O sindicato exige a criação de incentivos à fixação, uma carreira mais curta e a recuperação integral do tempo de serviço como passos essenciais para reverter a crise.



Artigos
5
O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), sublinhando o papel desempenhado pela Assembleia da República na garantia da estabilidade financeira do país, num contexto marcado por incerteza internacional.

A Câmara Municipal de Torrejón de Ardoz, na região de Madrid, lançou um concurso público no valor de 150 mil euros, com a duração de três anos, destinado ao controlo… O conteúdo Município de Madrid oferece 150 mil euros para controlo de coelhos, pombos e espécies invasoras aparece primeiro em Calibre 12.

Os “Panteras”, Corpo de Voluntários da Proteção Civil de Almada, assinalaram o Natal com um jantar que contou com a presença da vereadora Francisca Parreira. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: “Panteras” da Proteção Civil de Almada assinalam Natal em jantar com presença da vereadora Francisca Parreira

O líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, enviou ao presidente do Chega um dossiê documentando mais de 100 mentiras, imprecisões e manipulações que acusa André Ventura e outros deputados do partido de terem divulgado







