menulogo
Notícias Agora
user
Política August 6, 2025

Marcelo Rebelo de Sousa Aumenta Pressão sobre o Governo com Fiscalização e Avisos

A relação entre o Presidente da República e o Governo minoritário da AD tem sido marcada por uma crescente tensão institucional, evidenciada pelas recentes ações de Marcelo Rebelo de Sousa.

News ImageNews ImageNews Image

O chefe de Estado decidiu enviar as alterações à lei de estrangeiros, aprovadas no parlamento por PSD, Chega e CDS-PP, para fiscalização preventiva do Tribunal Constitucional, um gesto que atrasa a sua entrada em vigor e questiona a sua conformidade com a Lei Fundamental. Marcelo afirmou que a maioria que aprovou a lei “será oportunamente julgada por isso”, um recado direto ao Governo e aos seus parceiros parlamentares.

Além da lei da imigração, o Presidente tem manifestado publicamente as suas reservas sobre outras iniciativas governamentais.

A propósito da reforma do Ministério da Educação, que extingue a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Marcelo Rebelo de Sousa avisou que poderá vetar o diploma se tiver dúvidas “sobre um ponto que seja”, recordando o “berbicacho” criado com a extinção do SEF. O Presidente também se pronunciou sobre as propostas de alteração à lei da greve, afirmando estar atento a “dúvidas de constitucionalidade”. Esta postura de fiscalização ativa é interpretada como uma prova de vida política num final de mandato e um sinal de desconforto com as opções do executivo de Luís Montenegro. Fontes do Governo, no entanto, desvalorizam a tensão, considerando-a uma prova de “fim de ciclo” do Presidente.

ai briefingEm resumo
As intervenções do Presidente da República sobre diplomas-chave do Governo, como a lei de estrangeiros e a reforma do Estado, assinalam uma fase de maior distanciamento e fiscalização entre Belém e São Bento. Esta dinâmica de poder condiciona a ação do executivo minoritário e sublinha o papel de Marcelo como um contrapoder ativo na atual conjuntura política.

Artigos

5

Política

Ver mais

Pensionistas recebem nesta sexta-feira reforma com as novas tabelas do IRS

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Os pensionistas portugueses vão receber nesta sexta-feira a sua reforma já atualizada segundo as novas tabelas do IRS, que entram em vigor este mês. A atualização pretende ajustar o valor retido na fonte, refletindo as mudanças fiscais definidas para 2025. O Ministério das Finanças disponibilizou simulações para ajudar os pensionistas a entenderem como as alterações […] O Artigo Pensionistas recebem nesta sexta-feira reforma com as novas tabelas do IRS o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Source LogoCanal Alentejo
categoryVer categoria completa
Close