menulogo
Notícias Agora
user
Política August 6, 2025

Relatório da IGF Aponta Falhas no INEM e Reforça Posição do Governo para Refundar o Instituto

Um relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), referente ao quadriénio 2021-2024, revelou falhas significativas na gestão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), reforçando a intenção do Governo de “refundar o instituto”.

News ImageNews ImageNews Image

O Ministério da Saúde, que solicitou a inspeção, declarou que o documento aponta “várias falhas no INEM em prejuízo para o Estado”.

Entre os problemas identificados estão a falta de fiscalização das horas de voo dos helicópteros, o que coloca o Estado em risco de pagar mais, e a inexistência de “mecanismos instituídos de controlo e registo automático”. A auditoria, que abrangeu o período da presidência de Luís Meira, que se demitiu em julho de 2024, concluiu também que os trabalhadores do INEM realizaram, em média, o equivalente a 84 dias de trabalho extraordinário em 2024 para assegurar o funcionamento do serviço, o que custou 28,4 milhões de euros em quatro anos. Além disso, o número de chamadas não atendidas disparou para 133 mil em 2024. O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) lamentou o “esquema” que permitiu o pagamento de horas extra a dirigentes e defendeu que a nomeação de um novo presidente para o INEM só deve ocorrer após a conclusão do relatório da comissão técnica independente, para não alimentar mais instabilidade.

ai briefingEm resumo
As graves falhas de gestão e operacionais no INEM, expostas pelo relatório da IGF, forneceram ao Governo a justificação política para avançar com uma reforma profunda do instituto. A crise no INEM evidencia uma mudança na autoridade e na urgência de reestruturação de um serviço público essencial.

Artigos

5

Política

Ver mais

Pensionistas recebem nesta sexta-feira reforma com as novas tabelas do IRS

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Os pensionistas portugueses vão receber nesta sexta-feira a sua reforma já atualizada segundo as novas tabelas do IRS, que entram em vigor este mês. A atualização pretende ajustar o valor retido na fonte, refletindo as mudanças fiscais definidas para 2025. O Ministério das Finanças disponibilizou simulações para ajudar os pensionistas a entenderem como as alterações […] O Artigo Pensionistas recebem nesta sexta-feira reforma com as novas tabelas do IRS o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Source LogoCanal Alentejo
categoryVer categoria completa
Close