Este ano, o regresso é assinalado pela estreia de dois novos líderes, José Luís Carneiro no PS e Mariana Leitão na Iniciativa Liberal, que enfrentarão o seu primeiro teste de afirmação pública nestes eventos.

O PSD, liderado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, dará o tiro de partida com a Festa do Pontal, no Algarve, um evento onde tradicionalmente são anunciadas novas medidas governativas.

Desde que assumiu a liderança do partido em 2022, Montenegro tem utilizado esta ocasião para marcar a agenda política, como fez no ano passado ao anunciar um suplemento para as pensões mais baixas.

A `rentrée` socialista será marcada pela Convenção Autárquica em Coimbra, a 6 de setembro, um evento anunciado por José Luís Carneiro logo após a sua eleição em junho.

O novo secretário-geral do PS pretende que os candidatos autárquicos do partido assumam “a sua vinculação aos valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade”. Outra estreia será a de Mariana Leitão, a nova presidente da IL, que discursará na festa “A’gosto da Liberdade”, em Albufeira, a 30 de agosto.

Os restantes partidos mantêm os seus formatos habituais: o PCP com a Festa do Avante!

no Seixal, o BE com o Fórum Socialismo em Coimbra, e o CDS-PP em Vale de Cambra.

O Livre realizará o seu evento “Os Setembristas” no Porto, enquanto o PAN associará a sua `rentrée` à comemoração dos 30 anos da lei de proteção animal. O Chega, por sua vez, ainda não definiu o formato do seu regresso, que nos últimos anos tem consistido num jantar comício no Algarve.