Esta decisão confere um cariz solidário ao evento partidário, que assinala o recomeço dos trabalhos parlamentares, e posiciona o partido ao lado das populações afetadas pela tragédia.

A festa dos liberais, designada "A'gosto da Liberdade", decorrerá em Albufeira, e a inscrição terá um custo de 25 euros por participante.

Segundo o comunicado do partido, o montante angariado será entregue "para as vítimas do incêndio de Arganil, que deflagrou no dia 13 de agosto, (...) que ardeu durante 11 dias e gerou uma área ardida de 64.451 hectares". A líder da IL, Mariana Leitão, aproveitará o evento para anunciar as "prioridades do partido para o novo ano político", com o objetivo de mostrar que "é possível um país diferente, com governação assente nos princípios liberais".

A iniciativa de doar os fundos da 'rentrée' surge num contexto de grande comoção nacional devido à devastação causada pelos incêndios, que provocaram quatro mortos e destruíram habitações, explorações agrícolas e uma vasta área florestal. Este gesto permite à IL associar a sua imagem a uma causa de solidariedade, diferenciando-se no espectro político através de uma ação concreta de apoio às vítimas.