Metsola destacou a seriedade com que Costa assume o seu papel e rejeitou a ideia de uma intromissão de poderes por parte de Ursula von der Leyen.
Numa entrevista concedida no âmbito do projeto Redação Europeia, Roberta Metsola afirmou que trabalha com António Costa há muito tempo e que "a forma como gere o Conselho Europeu é fantástica".
Salientou que os chefes de Governo e de Estado "apreciam isso" e valorizam ter alguém que "leva o seu papel a sério".
A presidente do Parlamento Europeu recordou ainda o percurso de Costa na instituição, onde foi membro e vice-presidente, o que lhe confere um profundo conhecimento do "equilíbrio institucional e como funciona". Confrontada com as críticas sobre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, representar por vezes a UE em cenários de alto nível diplomático — um papel tradicionalmente do presidente do Conselho Europeu —, Metsola disse não concordar que haja uma "intromissão de poderes".
Assegurou que o ambiente institucional "é bom, está a funcionar e está a ser gerido", concluindo que "isso é claro e está à vista".
Os artigos notam que António Costa iniciou o seu mandato de dois anos e meio a 1 de dezembro de 2024, sendo o primeiro socialista e português a ocupar o cargo.














