A situação criou um embaraço para o PSD, que mantém o apoio à sua candidatura a nível nacional, apesar das críticas da estrutura concelhia do partido. A concelhia do PSD de Setúbal declarou que "por muito menos se demitiu a candidata do Chega", evidenciando a gravidade das suspeitas e o desconforto com a aliança política. O caso expõe as complexas dinâmicas das coligações autárquicas e coloca a integridade na gestão pública no centro do debate eleitoral em Setúbal.
Auditoria em Setúbal Implica Ex-Autarca Maria das Dores Meira em Vésperas de Eleições
Uma auditoria ao último mandato de Maria das Dores Meira na Câmara de Setúbal aponta para a possível prática de crimes de peculato, devido ao uso indevido de cartões de crédito do município e ao recebimento indevido de ajudas de custo. A divulgação do relatório, a menos de um mês das eleições autárquicas, gerou uma crise política, dado que Meira, antiga autarca da CDU, é agora candidata independente com o apoio do PSD. O relatório, que analisou o período entre janeiro de 2017 e outubro de 2021, concluiu que a então presidente terá utilizado verbas municipais para "fins de natureza pessoal ou recreativa" e acumulado indevidamente despesas de representação com ajudas de custo. A Câmara Municipal de Setúbal, atualmente liderada pela CDU, decidiu remeter a auditoria à Polícia Judiciária (PJ) e à Inspeção-Geral de Finanças (IGF). Maria das Dores Meira reagiu publicamente, negando qualquer crime e afirmando ser alvo de "perseguição política" e de uma "tentativa de assassinato de carácter" por parte dos seus opositores para obter vantagens eleitorais.



Artigos
5Política
Ver mais
O primeiro-ministro português participa hoje na 4.ª Cimeira entre a União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em Santa Marta (Colômbia), que visa reforçar a cooperação entre os dois blocos.










