Confronto Ideológico entre IL, Livre e BE Marca Campanha Autárquica
A campanha para as eleições autárquicas está a ser palco de um aceso confronto entre a Iniciativa Liberal (IL), o Livre e o Bloco de Esquerda (BE), evidenciando uma crescente polarização e competição por influência política. A troca de acusações entre os líderes destes partidos revela uma redefinição de fronteiras ideológicas, especialmente em torno de temas como os protestos pró-Palestina e a definição de radicalismo político. A líder da IL, Mariana Leitão, despoletou o conflito ao acusar o porta-voz do Livre, Rui Tavares, de ter um “discurso sonso” por, segundo ela, defender políticas de “esquerda radical” enquanto projeta uma imagem de moderação. Leitão responsabilizou ainda o Livre e o BE pelo “escalar de desacatos” em manifestações recentes. Em resposta, Rui Tavares acusou a líder liberal de “desespero” e “irresponsabilidade social”, exigindo um pedido de desculpas e afirmando que o seu partido condena qualquer ato de vandalismo. A dirigente do BE, Marisa Matias, reforçou as críticas à IL, acusando o partido de “arranjar todas as desculpas para continuarem a não ter uma única palavra que condene o genocídio”. Este embate verbal, que se estende por vários dias de campanha, demonstra uma luta pela hegemonia no espaço político fora do bloco central, onde as coligações autárquicas (por vezes opostas, como em Lisboa) acentuam as divergências e forçam uma clarificação de posições perante o eleitorado.



Artigos
5
A Câmara de Santarém entregou novos capacetes aos operacionais da Companhia de Sapadores de Santarém

Depois do reforço de 80 polícias, colocados no aeroporto de Lisboa para assegurar o controlo de fronteiras, o MAI referiu, em resposta escrita à Lusa, que se verifica “de um modo geral, uma redução das filas e tempos de espera”.

O frente-a-frente da noite passada entre Marques Mendes e Gouveia e Melo teve réplicas na agenda de vários candidatos, com os dois envolvidos a continuarem com a troca de acusações.

Pedro Pessanha foi alvo de uma queixa de violação pelos pais de uma menor de 15 anos, em 2023






