A CGTP critica duramente a proposta governamental, que considera incluir “um conjunto de 100 medidas todas elas profundamente penalizadoras para o mundo do trabalho”. Entre os pontos mais contestados estão a “normalização da precariedade”, a “desregulação dos horários de trabalho com a implementação do banco de horas individual”, a facilitação dos despedimentos e um “ataque à contratação coletiva” e ao direito à greve. A ameaça de uma paralisação nacional representa uma pressão significativa sobre o governo minoritário, que vê a sua agenda de reformas confrontada com a possibilidade de uma forte contestação social, demonstrando a influência contínua dos sindicatos na definição das políticas laborais em Portugal.
CGTP Ameaça com Greve Geral Face a Alterações na Legislação Laboral
A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) elevou o tom do confronto com o Governo, admitindo a convocação de uma greve geral caso o executivo não recue “em toda a linha” na sua proposta de alterações ao Código do Trabalho, conhecida como pacote “Trabalho XXI”. Esta posição marca uma viragem na dinâmica de poder entre o novo governo e os parceiros sociais, com a principal central sindical a demonstrar a sua capacidade de mobilização. O secretário-geral, Tiago Oliveira, foi claro ao afirmar que “nenhum patamar de luta está fora de questão” e que, “se o Governo continuar a querer seguir o caminho de manter este projeto em cima da mesa, a greve geral está em cima da mesa como forma de luta”.



Artigos
5
A Câmara de Santarém entregou novos capacetes aos operacionais da Companhia de Sapadores de Santarém

Depois do reforço de 80 polícias, colocados no aeroporto de Lisboa para assegurar o controlo de fronteiras, o MAI referiu, em resposta escrita à Lusa, que se verifica “de um modo geral, uma redução das filas e tempos de espera”.

O frente-a-frente da noite passada entre Marques Mendes e Gouveia e Melo teve réplicas na agenda de vários candidatos, com os dois envolvidos a continuarem com a troca de acusações.

Pedro Pessanha foi alvo de uma queixa de violação pelos pais de uma menor de 15 anos, em 2023






