O recurso foi interposto pela CDU, que contestava a anulação de vários votos que considerava seus. O TC deu provimento parcial à reclamação, validando um voto que tinha sido declarado nulo na freguesia de Santa Maria Maior a favor da CDU e, em simultâneo, declarando nulo um voto que tinha sido atribuído ao Chega na freguesia de Santa Clara. Estas duas alterações reduziram a vantagem do Chega sobre a CDU de três para apenas um voto, com os resultados provisórios a ficarem em 26.754 votos para o Chega e 26.753 para a CDU. A decisão final sobre a atribuição do segundo vereador ao Chega ou do primeiro à CDU fica agora dependente da recontagem dos votos da secção de voto n.º 28 da assembleia de voto de São Domingos de Benfica, que deverá ocorrer na próxima semana. A polémica nesta freguesia surgiu após se ter detetado que os boletins de voto para a Assembleia de Freguesia não continham o quadrado para assinalar o voto no Chega, o que levou à anulação de alguns boletins. A decisão do TC de avançar com a recontagem nesta secção específica poderá ser decisiva para o resultado final e para a composição do executivo municipal liderado por Carlos Moedas.
Tribunal Constitucional ordena recontagem de votos em Lisboa
O Tribunal Constitucional (TC) ordenou a recontagem de votos numa secção de voto em São Domingos de Benfica, em Lisboa, e alterou a contagem de outros votos, reduzindo a diferença entre o Chega e a CDU para apenas um voto. Esta decisão mantém em aberto a atribuição final de um lugar de vereador na Câmara Municipal de Lisboa, num dos desfechos mais disputados das eleições autárquicas.



Artigos
13Política
Ver mais
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, garantiu hoje que o bloco fará tudo o que estiver ao alcance para “limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais”.


Pedro Delgado Alves reforça que o caso “está no Ministério Público, onde vai ser avaliado”, já que a CNE só avalia “ilícitos eleitorais”; José Eduardo Martins realça que é uma oportunidade para “explicar em casa que o racismo é uma burrice e uma iniquidade” e que “os cartazes no limite da lei” são uma estratégia da extrema-direita. Ouça a análise no Antes Pelo Contrário em podcast

Um grupo de 49 países, entre eles Portugal, comprometeu-se a combater os incêndios florestais através da prevenção e de uma maior cooperação internacional.







