Esta nova configuração do campo da oposição reforça a posição do PS como a principal força de alternativa ao Governo e pode influenciar as estratégias de todos os partidos. Para o Chega, representa um desafio à sua ambição de liderar a oposição, enquanto para o PS significa um fôlego renovado após a derrota eleitoral e a mudança de liderança.
Sondagem Legislativa Indica Recuperação do PS e Ultrapassagem ao Chega
Uma sondagem sobre as intenções de voto para as eleições legislativas revela uma alteração na hierarquia da oposição, com o Partido Socialista a ultrapassar o Chega e a reassumir a segunda posição. Embora a Aliança Democrática (AD) se mantenha na liderança, esta mudança de dinâmica sugere uma recuperação socialista e um possível abrandamento no crescimento do partido de André Ventura. O estudo de opinião do ISCTE para a SIC e o Expresso mostra que, se as eleições fossem hoje, a AD voltaria a vencer, mas o PS, sob a liderança de José Luís Carneiro, recuperaria o estatuto de principal partido da oposição, ficando à frente do Chega. Esta inversão de posições face aos resultados das últimas eleições legislativas é politicamente significativa, pois contraria a narrativa de crescimento contínuo do Chega como a única alternativa ao bloco central. A sondagem indica que tanto o PS como o Chega crescem em relação às eleições de maio, mas a subida socialista é mais acentuada, permitindo-lhe recuperar o segundo lugar.



Artigos
5
As duas propostas apresentadas pelo Partido Socialista na mais recente reunião da Câmara Municipal foram rejeitadas, após votação desfavorável do PSD, da Iniciativa Liberal e do Chega. Uma das propostas dizia respeito à criação de um Portal da Transparência, que previa a divulgação pública das declarações de interesses, rendimentos e património do presidente, vereadores e […] The post PS vê rejeitadas duas propostas na reunião da Câmara Municipal first appeared on Terras de Gaia.

Os dois candidatos presidenciais estiveram frente a frente esta segunda-feira na TVI e na CNN Portugal.

O frente a frente entre Henrique Gouveia e Melo e Luís Marques Mendes deu por terminado o ciclo de 28 debates. Mas quem venceu o derradeiro debate? Os comentadores SIC, Ângela Silva, Daniel Oliveira, José Gomes Ferreira e Nuno Ramos de Almeida avaliam a prestação dos candidatos e dão as respetivas notas.

Enquanto decorria o Benfica Famalicão, para o campeonato nacional, o último debate televisivo destas presidenciais disputava a atenção dos portugueses. E se, na Luz, o jogo estava morno, nos estúdios da TVI/CNN vimos um Henrique Gouveia e Melo em modo de permanente ataque à baliza de Luís Marques Mendes. A resposta à primeira pergunta, […]







