Bloco de Esquerda Elege José Manuel Pureza e Inicia Processo de Refundação
A XIV Convenção do Bloco de Esquerda consagrou a eleição de José Manuel Pureza como novo coordenador, sucedendo a Mariana Mortágua, num momento de profunda reflexão e autocrítica para o partido. A transição de liderança, motivada pelos maus resultados eleitorais, aponta para uma tentativa de reposicionamento estratégico, com o novo líder a prometer o fim de "sectarismos" e a construção de uma "esquerda de pontes". O discurso de Pureza foi marcado por um pedido de desculpa "ao nosso povo" pelo crescimento da extrema-direita, que o Bloco não conseguiu travar, e pela promessa de um partido mais focado na "luta social". A convenção foi palco de um debate interno sobre os erros cometidos, com figuras históricas como Francisco Louçã e Fernando Rosas a apelarem a que o partido tenha "pés bem assentes na terra" e se reconecte com os movimentos sociais e os trabalhadores. A nova direção, com uma renovação de 19 dos seus 27 membros, tem como tarefa imediata mobilizar o partido para a greve geral e tentar reverter o ciclo de perda de influência política, procurando um novo fôlego para um partido que se encontra numa das suas fases mais desafiantes.



Artigos
8

O presidente da CCDR do Algarve, José Apolinário, confirma apoio do PS e PSD para sua reeleição em janeiro

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em 14 de dezembro, no Aeroporto Figo Maduro, em Lisboa, o chefe de protocolo de Sissoco Embaló. No mesmo voo, classificado como voo de Estado, seguia a mulher do ex-presidente guineense, Dinisia Reis Embaló, que, embora não tenha sido detida, foi constituída arguida.

Foi no período de antes da ordem do dia, num leque de respostas que deu a diversos deputados sobre actualidade municipal. Ricardo Araújo falou do estado do Campus de Justiça, começando […] O conteúdo Campus de Justiça: Câmara pode assumir a empreitada que será paga pelo Governo aparece primeiro em Guimarães, agora!.







