Governo Pondera Suspender Controlo de Fronteiras no Natal para Evitar Caos nos Aeroportos
Face à previsão de um aumento significativo do fluxo de passageiros durante a época natalícia, o Governo está a considerar a suspensão temporária do novo Sistema de Entrada/Saída (SES) nos aeroportos nacionais. A medida, que foi recentemente autorizada pela Comissão Europeia, visa prevenir a formação de longas filas e constrangimentos, como os que se têm verificado em alguns aeroportos europeus desde a implementação do sistema. O Sistema de Segurança Interna indicou que a decisão de suspender o controlo será tomada "de forma pontual e se necessário, mediante a avaliação da situação em cada aeroporto e sem comprometer a segurança nas fronteiras". Esta ponderação reflete um dilema entre a necessidade de reforçar a segurança das fronteiras externas da União Europeia e o imperativo de garantir a fluidez do tráfego aéreo, especialmente em períodos de pico que são vitais para o turismo e para as comunidades emigrantes. O Secretário de Estado das Infraestruturas admitiu que as filas no aeroporto de Lisboa "são um embaraço para o Governo", prometendo uma solução até ao verão.



Artigos
6

O presidente da CCDR do Algarve, José Apolinário, confirma apoio do PS e PSD para sua reeleição em janeiro

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em 14 de dezembro, no Aeroporto Figo Maduro, em Lisboa, o chefe de protocolo de Sissoco Embaló. No mesmo voo, classificado como voo de Estado, seguia a mulher do ex-presidente guineense, Dinisia Reis Embaló, que, embora não tenha sido detida, foi constituída arguida.

Foi no período de antes da ordem do dia, num leque de respostas que deu a diversos deputados sobre actualidade municipal. Ricardo Araújo falou do estado do Campus de Justiça, começando […] O conteúdo Campus de Justiça: Câmara pode assumir a empreitada que será paga pelo Governo aparece primeiro em Guimarães, agora!.







