
Ucrânia Ataca Complexo Militar-Industrial Russo com Drones de Longo Alcance
Em retaliação às ofensivas russas, a Ucrânia demonstrou a sua crescente capacidade de realizar ataques de profundidade em território inimigo, visando uma importante fábrica de rádioeletrónica no sul da Rússia. A operação, conduzida com drones de longo alcance pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), atingiu as instalações de produção da fábrica 'Signal', localizada na região de Stavropol. Este alvo não foi escolhido ao acaso; a fábrica é uma peça fundamental no complexo militar-industrial russo, especializada na produção de equipamento de guerra eletrónica, sistemas de radar e de radionavegação, essenciais para as operações do exército russo. Segundo fontes do SBU, um dos ataques visou um edifício que alberga equipamento importado de elevado valor, como máquinas-ferramentas programáveis, enquanto um segundo impacto foi registado numa oficina de aparelhos radioeletrónicos. Embora os meios de comunicação russos tenham confirmado a ocorrência de um incêndio na fábrica, que está sujeita a sanções internacionais, afirmaram que não houve vítimas. O Presidente Volodymyr Zelensky referiu-se indiretamente a este tipo de operações ao declarar que "os drones ucranianos de longo alcance garantem" uma resposta aos ataques russos, assegurando que "a guerra russa tem consequências reais". Este ataque sublinha uma mudança na estratégia ucraniana, que procura não só defender-se, mas também degradar ativamente a capacidade logística e de produção militar da Rússia, levando o conflito para o interior das suas fronteiras e perturbando a sua máquina de guerra.


Artigos
2

Mundo
Ver mais
Trump sugere "trocas de território" em acordo de paz entre Kyiv e Moscovo
O presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu hoje que um acordo de paz para a Ucrânia poderá incluir "trocas de território" entre Moscovo e Kiev, que "beneficiariam ambos" os beligerantes, embora reconhecendo que tais negociações são "complicadas"

Trump assinou diretiva que permite ação militar contra cartéis de droga
A ordem, alegadamente, fornece uma base oficial que permite operações militares dos Estados Unidos no mar e em solo estrangeiro contra cartéis considerados organizações terroristas pela administração norte-americana.

"Mais de um milhão" de imigrantes em situação ilegal deixaram os EUA
Mais de um milhão de imigrantes em situação ilegal deixaram os Estados Unidos por vontade própria desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca, em 20 de janeiro, anunciou hoje a secretária de Segurança Interna.

ONU confirma ter-se reunido com polémica Fundação Humanitária de Gaza
O secretário-geral da ONU confirmou hoje que a organização se reuniu com a Fundação Humanitária de Gaza, entidade apoiada por Israel e Estados Unidos que desde maio controla a distribuição de alimentos naquele território palestiniano, apesar das críticas internacionais.