
Significativa Vitória Ucraniana na Região de Sumy
As forças de elite ucranianas alcançaram uma importante vitória tática na região fronteiriça de Sumy, eliminando três brigadas russas. Este sucesso representa o maior avanço terrestre de Kiev desde meados de 2024 e demonstra a sua crescente capacidade ofensiva. Numa operação que durou duas semanas, forças de elite ucranianas cercaram e eliminaram três unidades russas que lideravam uma incursão perto da aldeia de Kindrativka, a cerca de quatro quilómetros da fronteira com a região russa de Kursk. As unidades russas derrotadas foram identificadas como os 30º e 40º Regimentos de Fuzileiros Motorizados e a 155ª Brigada de Infantaria Naval de elite. Segundo relatos de meios de comunicação e bloggers militares de ambos os lados, as tropas russas foram cercadas e bombardeadas durante dias por drones, obuses e artilharia de foguetes ucranianos. As estimativas apontam para cerca de 700 soldados russos mortos, feridos ou feitos prisioneiros. Fontes ucranianas confirmaram a vitória no domingo, e o 225º regimento ucraniano publicou um vídeo que mostra a sua infantaria dentro da aldeia e soldados russos mortos. Alguns relatos sugerem que a aldeia adjacente de Andriivka também foi capturada. Se os detalhes forem confirmados, esta operação representa a maior ofensiva terrestre ucraniana desde o início de 2025 e o maior sucesso no terreno desde a incursão na região de Kursk em junho de 2024, evidenciando uma capacidade renovada das Forças Armadas da Ucrânia para conduzir operações ofensivas de grande escala.



Artigos
5




Mundo
Ver mais
Trump sugere "trocas de território" em acordo de paz entre Kyiv e Moscovo
O presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu hoje que um acordo de paz para a Ucrânia poderá incluir "trocas de território" entre Moscovo e Kiev, que "beneficiariam ambos" os beligerantes, embora reconhecendo que tais negociações são "complicadas"

Trump assinou diretiva que permite ação militar contra cartéis de droga
A ordem, alegadamente, fornece uma base oficial que permite operações militares dos Estados Unidos no mar e em solo estrangeiro contra cartéis considerados organizações terroristas pela administração norte-americana.

"Mais de um milhão" de imigrantes em situação ilegal deixaram os EUA
Mais de um milhão de imigrantes em situação ilegal deixaram os Estados Unidos por vontade própria desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca, em 20 de janeiro, anunciou hoje a secretária de Segurança Interna.

ONU confirma ter-se reunido com polémica Fundação Humanitária de Gaza
O secretário-geral da ONU confirmou hoje que a organização se reuniu com a Fundação Humanitária de Gaza, entidade apoiada por Israel e Estados Unidos que desde maio controla a distribuição de alimentos naquele território palestiniano, apesar das críticas internacionais.