Significativa Vitória Ucraniana na Região de Sumy
As forças de elite ucranianas alcançaram uma importante vitória tática na região fronteiriça de Sumy, eliminando três brigadas russas. Este sucesso representa o maior avanço terrestre de Kiev desde meados de 2024 e demonstra a sua crescente capacidade ofensiva. Numa operação que durou duas semanas, forças de elite ucranianas cercaram e eliminaram três unidades russas que lideravam uma incursão perto da aldeia de Kindrativka, a cerca de quatro quilómetros da fronteira com a região russa de Kursk. As unidades russas derrotadas foram identificadas como os 30º e 40º Regimentos de Fuzileiros Motorizados e a 155ª Brigada de Infantaria Naval de elite. Segundo relatos de meios de comunicação e bloggers militares de ambos os lados, as tropas russas foram cercadas e bombardeadas durante dias por drones, obuses e artilharia de foguetes ucranianos. As estimativas apontam para cerca de 700 soldados russos mortos, feridos ou feitos prisioneiros. Fontes ucranianas confirmaram a vitória no domingo, e o 225º regimento ucraniano publicou um vídeo que mostra a sua infantaria dentro da aldeia e soldados russos mortos. Alguns relatos sugerem que a aldeia adjacente de Andriivka também foi capturada. Se os detalhes forem confirmados, esta operação representa a maior ofensiva terrestre ucraniana desde o início de 2025 e o maior sucesso no terreno desde a incursão na região de Kursk em junho de 2024, evidenciando uma capacidade renovada das Forças Armadas da Ucrânia para conduzir operações ofensivas de grande escala.



Artigos
5
Um comboio de passageiros colidiu este sábado com uma manada de elefantes no nordeste da Índia e matou sete animais, mas sem causar feridos entre os passageiros, anunciaram as autoridades locais.

Pelo menos 405 pessoas morreram devido a ataques israelitas na Faixa de Gaza, mesmo com o cessar-fogo acordado em 10 de outubro com o Hamas, segundo o ministério da Saúde controlado pelo grupo islamista radical palestiniano.

A Ucrânia reclamou hoje ter neutralizado 58 dos 86 aparelhos aéreos não tripulados (drones) lançados durante a noite pela Rússia, comunicou a Força Aérea Ucraniana, que registou 26 impactos em diferentes regiões do país.

O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez, substituiu hoje a ministra da Educação e porta-voz do Governo e garantiu ter energia e vontade para concluir a legislatura, um dia depois de uma derrota eleitoral histórica na região da Extremadura.







