
Significativa Vitória Ucraniana na Região de Sumy
As forças de elite ucranianas alcançaram uma importante vitória tática na região fronteiriça de Sumy, eliminando três brigadas russas. Este sucesso representa o maior avanço terrestre de Kiev desde meados de 2024 e demonstra a sua crescente capacidade ofensiva. Numa operação que durou duas semanas, forças de elite ucranianas cercaram e eliminaram três unidades russas que lideravam uma incursão perto da aldeia de Kindrativka, a cerca de quatro quilómetros da fronteira com a região russa de Kursk. As unidades russas derrotadas foram identificadas como os 30º e 40º Regimentos de Fuzileiros Motorizados e a 155ª Brigada de Infantaria Naval de elite. Segundo relatos de meios de comunicação e bloggers militares de ambos os lados, as tropas russas foram cercadas e bombardeadas durante dias por drones, obuses e artilharia de foguetes ucranianos. As estimativas apontam para cerca de 700 soldados russos mortos, feridos ou feitos prisioneiros. Fontes ucranianas confirmaram a vitória no domingo, e o 225º regimento ucraniano publicou um vídeo que mostra a sua infantaria dentro da aldeia e soldados russos mortos. Alguns relatos sugerem que a aldeia adjacente de Andriivka também foi capturada. Se os detalhes forem confirmados, esta operação representa a maior ofensiva terrestre ucraniana desde o início de 2025 e o maior sucesso no terreno desde a incursão na região de Kursk em junho de 2024, evidenciando uma capacidade renovada das Forças Armadas da Ucrânia para conduzir operações ofensivas de grande escala.



Artigos
5




Mundo
Ver mais
Nova Constituição na Guiné-Conacri aprovada com mais de 90% dos votos
Mais de 90% dos eleitores votaram sim num referendo constitucional que pode permitir que o líder da junta da Guiné-Conacri concorra à presidência, segundo os resultados provisórios anunciados na segunda-feira pelo órgão eleitoral.

Campanha global pela importância de jornalismo credível arranca hoje
A campanha World News Day foi hoje lançada, para chamar a atenção do público para o papel que os jornalistas desempenham na divulgação de notícias credíveis que servem os cidadãos e a democracia.

PM timorense diz que pensão vitalícia é um desperdício do dinheiro do povo
O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, afirmou hoje que a pensão mensal vitalícia atribuída a antigos deputados e outras figuras do Estado é um desperdício do dinheiro do povo.

NATO critica postura "cada vez mais irresponsável" da Rússia
A Aliança Atlântica criticou hoje o "comportamento cada vez mais irresponsável" da Rússia, depois de uma última incursão no espaço aéreo de um país que fazer parte da organização político-militar, advertindo Moscovo que responderá a qualquer violação.