menulogo
Notícias Agora
user
Mundo August 4, 2025

Vulcão Adormecido Entra em Erupção na Rússia após Forte Sismo

O vulcão Krasheninnikov, na península de Kamchatka, no extremo oriente da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em mais de 600 anos, na sequência de um poderoso sismo de magnitude 8,8 que atingiu a região. O evento natural raro lançou uma nuvem de cinzas a uma altitude de seis quilómetros, gerando alertas e captando a atenção de cientistas e autoridades. A erupção ocorreu na madrugada de domingo, 3 de agosto, e foi acompanhada por um sismo de magnitude 7,0, levando à emissão de um alerta de tsunami para três áreas da península, que foi posteriormente levantado. Olga Girina, responsável pela equipa de resposta a erupções vulcânicas de Kamchatka, afirmou que “esta é a primeira erupção historicamente confirmada do Krasheninnikov em 600 anos”. No entanto, outras fontes, como o Programa Global de Vulcanismo do Instituto Smithsonian, registam a última erupção em 1550, há 475 anos.

News ImageNews ImageNews Image

As autoridades russas indicaram que a nuvem de cinzas se deslocava em direção ao Oceano Pacífico, sem afetar zonas habitadas, mas alertaram para a possibilidade de “atividade explosiva moderada” continuar. A península de Kamchatka é uma das zonas com maior atividade sísmica e vulcânica do mundo, mas o despertar de um vulcão considerado adormecido há séculos é um acontecimento geológico de grande relevância.

ai briefingEm resumo
A erupção do vulcão Krasheninnikov é um evento geológico de grande magnitude para a Rússia, sublinhando a vulnerabilidade da península de Kamchatka a fenómenos naturais extremos. Embora sem impacto imediato em zonas habitadas, o evento serve como um lembrete do poder imprevisível da natureza e da sua ligação com a atividade sísmica.

Artigos

5
categoryVer categoria completa
Close