
Forças russas conquistam novas localidades e avançam na região de Donetsk
Nos dias que antecederam e durante a cimeira do Alasca, as forças russas intensificaram a sua ofensiva na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, conseguindo avanços significativos e a captura de novas localidades. O Ministério da Defesa russo anunciou a tomada da aldeia de Voroné, na região de Dnipropetrovsk, e de Kolodiazi, na de Donetsk. Analistas militares e fontes ucranianas confirmaram que as tropas russas fizeram o seu maior avanço diário em mais de um ano, abrindo uma cunha de 10 quilómetros nas defesas ucranianas entre os bastiões de Pokrovsk e Kostantinivka. Este avanço rápido criou uma situação “extremamente difícil” para as forças ucranianas, como reconheceu o Presidente Zelensky, e levou as autoridades de Kiev a ordenar a evacuação obrigatória de famílias com crianças de várias localidades ameaçadas, como Druzhkivka. A ofensiva russa no Donbass é vista como uma tentativa de consolidar o controlo sobre os territórios anexados e de impor uma “realidade no terreno” que reforce a sua posição negocial. Zelensky afirmou que os militares russos estão a tentar “garantir melhores posições políticas para a liderança russa na reunião no Alasca”, enviando reforços para a frente de batalha para travar o avanço do inimigo.



Artigos
5




Mundo
Ver mais
Flotilha rejeita transferir ajuda, Israel "tomará medidas" para detê-la
A Flotilha Global Sumud, que se dirige para a Faixa de Gaza, rejeitou hoje a proposta de transferir a ajuda humanitária atracando num porto israelita, e Israel assegurou que "tomará as medidas necessárias" para detê-la.

Tiroteio deixa 5 menores feridos no Texas. Atirador poderá ser menor
Um grupo de cinco adolescentes, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, foi hospitalizado depois uma discussão ter 'subido de tom'. Houve depois disparos, não havendo ainda certezas acerca da identidade do atirador.

Baerbock destaca ausência de mulheres na liderança da ONU
As Nações Unidas, em 80 anos de existência, ainda não conseguiram encontrar uma mulher para assumir o cargo de secretária-geral, apesar das "quatro mil milhões de candidatas", lembrou a nova presidente da Assembleia-Geral da organização, Annalena Baerbock.

Peritos da ONU pedem à FIFA e UEFA suspensão da seleção de Israel
Oito peritos da ONU, incluindo a relatora para a Palestina, Francesca Albanese, exortaram hoje a FIFA e a UEFA a suspender a seleção de futebol de Israel das competições internacionais "como resposta ao genocídio em curso no território palestiniano ocupado".