Forças russas conquistam novas localidades e avançam na região de Donetsk
Nos dias que antecederam e durante a cimeira do Alasca, as forças russas intensificaram a sua ofensiva na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, conseguindo avanços significativos e a captura de novas localidades. O Ministério da Defesa russo anunciou a tomada da aldeia de Voroné, na região de Dnipropetrovsk, e de Kolodiazi, na de Donetsk. Analistas militares e fontes ucranianas confirmaram que as tropas russas fizeram o seu maior avanço diário em mais de um ano, abrindo uma cunha de 10 quilómetros nas defesas ucranianas entre os bastiões de Pokrovsk e Kostantinivka. Este avanço rápido criou uma situação “extremamente difícil” para as forças ucranianas, como reconheceu o Presidente Zelensky, e levou as autoridades de Kiev a ordenar a evacuação obrigatória de famílias com crianças de várias localidades ameaçadas, como Druzhkivka. A ofensiva russa no Donbass é vista como uma tentativa de consolidar o controlo sobre os territórios anexados e de impor uma “realidade no terreno” que reforce a sua posição negocial. Zelensky afirmou que os militares russos estão a tentar “garantir melhores posições políticas para a liderança russa na reunião no Alasca”, enviando reforços para a frente de batalha para travar o avanço do inimigo.



Artigos
5
Jornalista responsável pela reportagem alega motivos "políticos". Direção do canal terá insistido em ter a versão do governo norte-americano na peça.

A União Europeia (UE) prolongou esta segunda-feira as sanções económicas contra a Rússia por mais seis meses, por causa da invasão à Ucrânia, há quase quatro anos. Em comunicado, o Conselho da UE anunciou a prorrogação do regime de sanções contra a Federação Russa até 31 de julho de 2026 devido à “guerra de agressão […]

Mondher Zenaidi assumiu diferentes tutelas governativas durante o regime de Zine el Abidine Ben Ali, que fugiu do país em janeiro de 2011.

Nova tranche de documentos gerou várias polémicas e levou democratas a exigir mais transparência. Príncipe André aparece em fotografia na casa de Natal da família real.







