Estes avanços táticos, embora não confirmados independentemente, indicam uma contínua pressão ofensiva de Moscovo, que procura consolidar o controlo sobre os territórios que declarou anexados.
O Ministério da Defesa russo anunciou nos últimos dias a captura de diversas vilas, incluindo Zaporizké, a oeste da cidade de Velyka Novossylka, e as localidades de Katerynivka, Volodymyrivka e Rusyn Yar, na região de Donetsk. Os comunicados militares afirmam que a Rússia "intensificou as operações no leste da Ucrânia nos últimos meses".
Estes anúncios de ganhos territoriais surgem num momento de intensa atividade diplomática, sugerindo uma estratégia russa de fortalecer a sua posição na frente de batalha para obter vantagens na mesa de negociações.
Ao reivindicar controlo sobre novos territórios, Moscovo procura criar "novas realidades" no terreno que possam ser apresentadas como irreversíveis num eventual acordo de paz.
A Ucrânia, por sua vez, enfrenta o desafio de conter estes avanços enquanto as suas forças se encontram em desvantagem numérica e de equipamento, segundo os relatos.