O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, estima que o número de alunos sem, pelo menos, um professor "poderão ser superiores a 100 mil", um valor que considera subestimado pelos sindicatos. O ministro da Educação, Fernando Alexandre, reconhece a existência de cerca de mil horários completos por preencher, mas contrapõe que existem "quase 20 mil professores profissionalizados que não estão colocados". O governante admite que o problema "resultou de uma falta de investimento de décadas" e, por isso, "não se vai resolver de um ano para o outro". A situação é particularmente grave nas regiões da Grande Lisboa, Península de Setúbal e Algarve, onde a substituição de cerca de 700 professores que se reformam no início do ano letivo será "muito mais difícil". Esta carência regional é corroborada por sindicatos como o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA), que denuncia o "agravamento da falta de docentes em várias ilhas", e a FENPROF, que aponta para um "problema estrutural e de há muitos anos". A perceção pública reflete esta realidade: um estudo do Cetelem revela que apenas 47% dos encarregados de educação acreditam que o ano letivo será melhor que o anterior, sendo a falta de professores a segunda principal causa de pessimismo, mencionada por 42% dos inquiridos.
Falta Estrutural de Professores Marca Início do Ano Letivo
A falta de professores no sistema de ensino público português atingiu um nível crítico no arranque do ano letivo 2025/2026, com estimativas a apontar para mais de 100 mil alunos afetados. Este problema estrutural, agravado pela reforma de centenas de docentes, revela profundas assimetrias regionais e gera um crescente pessimismo entre as famílias. A crise de docentes é um dos temas mais proeminentes, com múltiplos artigos a sublinharem a sua gravidade.



Artigos
10Atualidade
Ver mais
O presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) apelou hoje ao Governo para rever os estatutos e o quadro legislativo do organismo, desatualizados desde 2012, para reforçar resposta em saúde pública.

Uma operação desenvolvida pela Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) da Polícia Marítima, com a colaboração da PSP, levou ao desmantelamento de uma rede ilegal de receção e exportação de amêijoa japonesa no concelho do Montijo. Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional explica que a operação ocorreu na quinta-feira, tendo sido executados mandados de busca […] The post Desmantelada rede ilegal de exportação de amêijoa japonesa first appeared on Notícias do Sorraia.

Uma aluna da Escola Professor João Fernandes Pratas, em Samora Correia, sofreu ferimentos, quando foi atropelada quando atravessava a estrada junto à escola. De acordo com o que o NS apurou, a aluna estaria a atravessar na passadeira, quando o condutor não se apercebeu da sua presença, vindo a provocar-lhe alguns ferimentos ligeiros. O alerta […] The post Aluna ferida em atropelamento junto à Escola Fernandes Pratas em Samora Correia first appeared on Notícias do Sorraia.

Margarida Natário pediu escusa alegando que ouviu conversas do ex-marido com Salgado sobre o antigo presidente do BESA.





