A decisão do conselho de educação foi unânime e elogia a “liderança estável durante tempos desafiantes” demonstrada pelo educador, que assumiu o cargo em fevereiro de 2022.
Os termos do contrato original foram mantidos, com uma compensação anual de 440 mil dólares, tendo Carvalho afirmado que não aceitaria um aumento.
Desde que assumiu a liderança, os estudantes do distrito alcançaram o desempenho mais elevado da sua história nos testes SBA (Smarter Balanced Assessment), superando os níveis pré-pandemia.
A sua gestão destacou-se também na área financeira, onde conseguiu melhorar o crédito do distrito e revitalizar a Fundação de Educação de Los Angeles, que angariou 14 milhões de dólares para ajudar famílias necessitadas.
Em 2025, a liderança de Alberto Carvalho tem sido particularmente notada na proteção dos alunos imigrantes.
Ele próprio imigrante, tem-se posicionado firmemente contra as rusgas da agência de imigração ICE, delineando um plano para proteger os estudantes. “O distrito Los Angeles Unified está unido na proteção de todos os estudantes e famílias”, afirmou um porta-voz, garantindo que o estatuto de imigração de um aluno nunca será partilhado, a menos que legalmente requerido.
Sob a sua direção, foi lançada a campanha “We Are One” para informar sobre direitos e dar acesso a apoio legal e de saúde mental.
O presidente do conselho, Scott Schmerelson, expressou confiança de que o seu mandato “pode manter a tendência de subida do desempenho dos alunos”.