A iniciativa visa facilitar a integração dos novos estudantes, promover o seu sucesso académico e melhorar o bem-estar geral da comunidade académica, alinhando-se com as orientações nacionais para a recuperação das aprendizagens.

O problema do abandono no ensino superior é um desafio nacional, com a taxa de desistência no primeiro ano a situar-se nos 11,2% em 2024 a nível nacional. No IPBeja, a situação é particularmente preocupante, com alguns cursos, como Engenharia do Ambiente, a registarem taxas de abandono de 48,6%. Perante este cenário, o programa de mentoria surge como um instrumento fundamental para criar uma rede de apoio informal e eficaz.

A iniciativa recruta estudantes mais experientes, os mentores, para acompanhar os novos alunos no seu percurso. Os mentores recebem formação específica e certificada, desenvolvendo competências valorizadas no mercado de trabalho, como liderança, comunicação e trabalho em equipa, além de verem o seu envolvimento reconhecido no suplemento ao diploma.

Para os novos estudantes, os mentorados, o programa oferece um apoio crucial numa fase de transição que pode ser desafiadora, ajudando-os a navegar as exigências académicas e a integrar-se na vida institucional. A criação deste programa reflete uma abordagem proativa por parte do IPBeja, que reconhece a importância de desenvolver competências sociais e de comunicação para além do currículo académico, como forma de aumentar a motivação e o envolvimento escolar, contribuindo assim para a redução das taxas de abandono.