Casos de assédio e abuso sexual por docentes abalam comunidade escolar
Uma série de casos graves de má conduta por parte de professores, incluindo abuso sexual e assédio a alunas, veio a público, levantando sérias preocupações sobre a segurança dos estudantes e a eficácia dos processos disciplinares no sistema educativo. As situações reportadas envolvem desde comentários sexistas em sala de aula até crimes de abuso sexual que levaram a detenções e condenações. Um dos casos mais notórios envolve um professor e antigo candidato do Chega à Câmara de Arruda dos Vinhos, Artur Alves, que foi novamente detido por suspeitas de abuso sexual de uma menor, após uma denúncia anónima. O docente de 53 anos já estava a ser investigado por um caso semelhante ocorrido em 2024, no qual foi filmado a apalpar uma aluna de 15 anos. Outra situação que gerou indignação foi a de um professor da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola, suspenso por 150 dias por dirigir expressões como “davas uma boa atriz de porno” a alunas menores, e que, segundo as notícias, está agora a lecionar em Santo Tirso. Adicionalmente, dados do Ministério da Educação revelam que, desde 2022, seis professores foram demitidos ou rescindiram contrato na sequência de queixas de assédio moral ou sexual. O caso de Fernando Silvestre, um professor condenado a oito anos de prisão por 62 crimes de abuso sexual, que foi novamente colocado numa escola enquanto aguardava o resultado de um recurso, também chocou a opinião pública. Estes episódios expõem falhas nos mecanismos de controlo e fiscalização, gerando um debate sobre a necessidade de rever os procedimentos de recrutamento, suspensão e afastamento definitivo de docentes que representem um perigo para os alunos.



Artigos
7Atualidade
Ver mais
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, em cumprimento de mandados de busca e detenção emitidos pelo DIAP de Aveiro, deteve um dos autores dos crimes de roubo e sequestro que tiveram lugar na noite do passado dia 09 de setembro, no concelho da Mealhada. Os factos ocorreram na via pública, tendo a vítima sido forçada a entrar numa viatura e, sob ameaça de arma de fogo, forçada a permitir o acesso à sua conta bancária, sendo ainda desapossada de um telemóvel topo de gama. Os crimes foram cometidos na sequência de desentendimentos que poderão ter […] O conteúdo Mealhada: Dois detidos por roubo, sequestro e tráfico de droga aparece primeiro em Notícias do Centro.

Apreendidas uma réplica de arma de fogo, uma arma de ar comprimido, uma arma branca e uma catana, no âmbito de diligências judiciais envolvendo um casal com quatro menores Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: PSP apreende armas na habitação de suspeito de violência doméstica na Figueira da Foz

Uma mulher de 49 anos morreu hoje após ter sido "atropelada pelo próprio carro" numa rua de São Domingos de Benfica, na cidade de Lisboa, informou à Lusa fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Moradores temeram ficar sem eletricidade todo o fim de semana após técnico da empresa municipal informar que só na segunda-feira resolveriam problema.







