A dualidade das comemorações espelha a realidade complexa da profissão docente em Portugal: por um lado, o reconhecimento e o apreço por parte das comunidades locais e, por outro, um sentimento de desvalorização e de luta contínua por melhores condições laborais e por um sistema educativo mais robusto e com os recursos necessários. A data serve, assim, não só para homenagear os professores, mas também como um momento de reflexão e de reivindicação por parte daqueles que representam a classe.
Sindicatos aproveitam Dia Mundial do Professor para denunciar problemas persistentes
As comemorações do Dia Mundial do Professor, a 5 de outubro, foram marcadas por um contraste entre as celebrações locais e as denúncias dos sindicatos sobre as dificuldades que continuam a afetar o setor da educação em Portugal. A Federação Nacional da Educação (FNE) aproveitou a data para destacar que o arranque de mais um ano letivo repete os problemas de anos anteriores. Enquanto algumas comunidades escolares, como o Agrupamento de Escolas D. Pedro I, organizaram eventos para assinalar a efeméride e valorizar o papel dos seus docentes, as estruturas sindicais utilizaram a ocasião para chamar a atenção da tutela e da opinião pública para as questões estruturais que fragilizam a profissão. Embora os artigos não detalhem as queixas específicas da FNE, estas estão habitualmente associadas à falta de professores, ao envelhecimento da classe docente, à precariedade laboral, à burocracia excessiva e às condições de trabalho, que se têm vindo a degradar.


Artigos
2
“O Natal é uma época de celebração, encontros e presentes, mas também um momento em que adotar práticas mais conscientes e sustentáveis faz a diferença”, lembra a Sociedade Ponto Verde. Aquela entidade deixa um conjunto de dicas para que esta quadra de Natal seja mais sustentável. Numa altura em que a produção de resíduos aumenta, […]

No Porto, há a ceia solidária para quem mais precisa. As refeições são servidas durante a noite.

Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova O conteúdo Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Nesta edição especial de 25 de Dezembro trazemos-lhe o Natal que sonhamos escrever. Da saúde à habitação, do ambiente à paz social, figuras da cultura, ciência, política e sociedade civil juntaram-se à redacção do DIÁRIO para transformar aspirações colectivas em peças jornalísticas. Ao longo das mais de 60 páginas desta edição apresentamos-lhe um exercício criativo, entre o que seria desejável e a realidade, com a esperança de uma Madeira diferente no futuro: sem listas de espera na Saúde, sem f







