Segundo o ministro Fernando Alexandre, os dados deste ano estão em linha com os de 2019, último ano em que as condições de acesso foram idênticas. "Aquilo que explica este resultado [menos candidatos] foram de facto as mudanças das condições para a conclusão do secundário, com os exames nacionais, que passaram a ser novamente obrigatórios para a conclusão do secundário, e as duas provas de ingresso no ensino superior", afirmou. O governante refutou a tese de que o aumento das rendas e do custo de vida tenha tido impacto, sublinhando o investimento em alojamento estudantil. A visão do ministro é corroborada por Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra, que defende que o mínimo de duas provas de ingresso "deve ser para manter" e alerta que "a via do facilitismo e da falta de qualidade não costumam acabar bem". A quebra de candidatos é mais acentuada nos politécnicos do interior, com instituições como as de Tomar, Bragança, Guarda e Beja a registarem taxas de ocupação abaixo dos 40%. Esta realidade intensifica a preocupação com a sustentabilidade da rede de ensino superior em territórios de baixa densidade, com os presidentes dos politécnicos a alertarem que o aumento de vagas no litoral pode "asfixiar as instituições do interior".
Quebra de candidatos ao Ensino Superior atribuída ao regresso dos exames nacionais
O número de candidatos ao ensino superior registou uma quebra de cerca de nove mil alunos este ano, uma diminuição que o ministro da Educação, Ciência e Inovação atribui exclusivamente ao regresso da obrigatoriedade dos exames nacionais para a conclusão do secundário. A situação levanta um debate sobre o futuro do acesso e a sustentabilidade da rede de ensino superior, especialmente no interior.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Duas mulheres e um homem, sofreram ferimentos ligeiros na sequência de uma colisão entre dois automóveis, na Rua Dr. Daniel Proença de Carvalho, na Soalheira, concelho do Fundão. O alerta soou às 17h59 e para o local foram mobilizados 13 operacionais dos Bombeiros e das autoridades, com 5 viaturas. As vítimas foram transportadas para o […] O conteúdo Colisão na Soalheira provoca três feridos aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Um sismo com magnitude 3,8 na escala de Richter foi sentido esta sexta-feira, 7 de novembro, na ilha do Faial, nos Açores, de acordo com a informação avançada pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). O abalo foi registado às 10h41 locais (11h41 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 26 […] O Artigo Sismo de magnitude 3,8 sentido na ilha do Faial. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação As duas maiores centrais sindicais portuguesas, CGTP e UGT, anunciaram a realização de uma greve geral nacional a 11 de dezembro, marcando um momento histórico: será a primeira paralisação conjunta em 12 anos. O anúncio foi feito este sábado, 8 de novembro, pelo secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, durante um discurso na Praça dos Restauradores, […] O Artigo CGTP e UGT convocam greve geral para 11 de dezembro, a primeira em 12 anos. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Uma mulher de 49 anos morreu este sábado, 8 de novembro, depois de ter sido atropelada pelo próprio automóvel na Rua Mariano Pina, em São Domingos de Benfica, Lisboa, confirmou fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) à agência Lusa. O incidente ocorreu por volta das 13h52, quando, segundo as autoridades, o veículo terá destravado […] O Artigo Mulher morre atropelada pelo próprio carro em São Domingos de Benfica. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.






