O reconhecimento destaca o seu papel como diretora e formadora nos Cursos Profissionais de Restaurante e Bar e Cozinha e Pastelaria.

Este prémio destaca a importância e a excelência no seio da educação vocacional, um setor frequentemente percebido como secundário em relação às vias académicas.

O reconhecimento de Tânia Pereira é significativo, pois valoriza a dedicação e as competências específicas necessárias para formar alunos para o mundo profissional, particularmente no setor da hotelaria. Como diretora destes cursos, a sua liderança é crucial na definição dos currículos e na garantia de que os alunos estão bem preparados para o mercado de trabalho. O prémio serve como uma contra-narrativa positiva às frequentes notícias de insatisfação e esgotamento dos professores.

Celebra o mérito individual e o impacto que um educador dedicado pode ter no futuro dos alunos.

Este tipo de reconhecimento público pode aumentar o moral da comunidade docente, especialmente na formação profissional, e pode ajudar a atrair mais talentos para a profissão.

Também coloca em destaque as histórias de sucesso dentro do sistema de ensino público, mostrando como escolas vocacionais como a Escola Secundária de D. Duarte, em Coimbra, estão a preparar com sucesso os jovens para as suas carreiras. Este é um momento de orgulho não só para a professora, mas para a escola e toda a comunidade envolvida na formação profissional.