Em resposta a esta crise, um movimento cívico de pais e professores emitiu uma carta aberta na véspera do Dia Mundial do Professor, exigindo que o Orçamento do Estado para 2026 “não repita adiamentos e finalmente assuma a Educação como prioridade nacional, com investimento efetivo e medidas estruturais”. O movimento argumenta que a Escola Pública sobrevive “à custa do esforço e da resiliência de quem a mantém viva”, mas que esse esforço não pode ser “tomado como garantido”. A falta de docentes é vista como uma consequência direta da desvalorização da carreira, dos baixos salários e das más condições de trabalho, fatores que afastam os jovens da profissão e levam muitos a abandonar o ensino.
Falta de Professores Marca Início do Ano Letivo e Gera Apelo por Investimento
O arranque do ano letivo 2025/2026 ficou marcado por uma acentuada falta de professores em todo o país, com milhares de alunos a ficarem sem aulas a uma ou mais disciplinas. O problema, que afeta uma grande percentagem das escolas públicas, motivou um apelo de um movimento de pais e professores por um investimento urgente e estrutural na Educação. Dados do Ministério da Educação, divulgados uma semana após o início oficial das aulas, indicavam que “78% das escolas públicas têm falta de, pelo menos, um professor”. A situação levou a que “milhares de crianças ainda sem professor nas escolas”, conforme noticiado, comprometendo o direito à educação e gerando instabilidade nas comunidades escolares.



Artigos
4
“O Natal é uma época de celebração, encontros e presentes, mas também um momento em que adotar práticas mais conscientes e sustentáveis faz a diferença”, lembra a Sociedade Ponto Verde. Aquela entidade deixa um conjunto de dicas para que esta quadra de Natal seja mais sustentável. Numa altura em que a produção de resíduos aumenta, […]

No Porto, há a ceia solidária para quem mais precisa. As refeições são servidas durante a noite.

Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova O conteúdo Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Nesta edição especial de 25 de Dezembro trazemos-lhe o Natal que sonhamos escrever. Da saúde à habitação, do ambiente à paz social, figuras da cultura, ciência, política e sociedade civil juntaram-se à redacção do DIÁRIO para transformar aspirações colectivas em peças jornalísticas. Ao longo das mais de 60 páginas desta edição apresentamos-lhe um exercício criativo, entre o que seria desejável e a realidade, com a esperança de uma Madeira diferente no futuro: sem listas de espera na Saúde, sem f







