Crise Estrutural: Portugal Precisa de 39 Mil Novos Professores até 2034
A educação em Portugal enfrenta uma crise estrutural iminente, com a necessidade de recrutar cerca de 39 mil novos professores até 2034/2035 para substituir uma geração em vias de aposentação. As projeções indicam que a atual capacidade de formação do país é manifestamente insuficiente para colmatar esta lacuna, ameaçando a estabilidade do sistema de ensino. De acordo com o “Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2025 a 2034”, da Nova SBE, o sistema educativo necessitará de contratar uma média de 3.800 novos docentes por ano para compensar as saídas por aposentação. Contudo, a capacidade atual de formação das instituições de ensino superior só garante a diplomação de cerca de 20 mil novos professores na próxima década, criando um défice de quase 20 mil profissionais. A situação é particularmente grave na Área Metropolitana de Lisboa, onde se prevê um aumento de 1% no número de alunos, contrariando a tendência de decréscimo a nível nacional e intensificando a pressão sobre a contratação. O coordenador do estudo, Luís Catela Nunes, expressou ceticismo quanto à capacidade de formar o número necessário de docentes em áreas críticas como Português, Matemática e Física até 2029, respondendo com um taxativo “Não” a essa possibilidade. A raiz do problema reside no envelhecimento acentuado da classe docente, com mais de um terço dos professores em vias de se aposentar na próxima década. Esta crise demográfica, agravada por anos de desinvestimento e falta de renovação, coloca em risco não só a cobertura de horários, mas também a qualidade do ensino, exigindo medidas urgentes e eficazes para atrair e formar uma nova geração de educadores.



Artigos
14Atualidade
Ver mais
As Maldivas tornaram-se o primeiro país do mundo a proibir uma geração de consumir tabaco. Desde o início de novembro, qualquer pessoa nascida a partir de 1 de janeiro de 2007 está impedida de comprar, consumir ou possuir produtos de tabaco em todo o território nacional. A medida aplica-se tanto a residentes como a turistas. O conteúdo O FIM DO TABACO NAS MALDIVAS aparece primeiro em 24Horas.


Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse em Ourém o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, David Lobato, num balanço do DECIR 2025. Numa reunião do Centro Coordenador Operacional Sub-Regional, que juntou várias entidades em Ourém para efetuar o balanço […] O conteúdo Quase metade dos fogos rurais no Médio Tejo este ano com causa intencional aparece primeiro em Médio Tejo.

Andreas Schjelderup está em tribunal na Dinamarca por partilha de vídeo ilegal. Em causa partilha de imagens sexuais de menores. O conteúdo Andreas Schjelderup arrisca condenação por partilha de ilegal de vídeo: «Foi um erro único e estúpido, do qual me arrependo profundamente» aparece primeiro em Bola na Rede.







