Sindicatos de Professores Rejeitam Proposta de Orçamento do Estado para 2026
As principais federações sindicais de professores reagiram com duras críticas à proposta de Orçamento do Estado para 2026, considerando-a insuficiente para responder aos problemas estruturais da Educação. A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) classificou o documento como um “verdadeiro insulto aos profissionais e às escolas públicas”, enquanto a Federação Nacional de Educação (FNE) lamenta que não responda às necessidades urgentes da profissão. Em comunicado, a Fenprof afirma que a proposta “confirma a desvalorização da educação” e que os aumentos previstos não estão à altura das necessidades, considerando o orçamento “irrealista, insuficiente e comprometido com lógicas de destruição da escola pública”. A FNE, por sua vez, embora reconhecendo a intenção de dar continuidade a algumas medidas, conclui que o crescimento orçamental “não compensa a erosão acumulada ao longo da última década, nem responde às necessidades urgentes de rejuvenescimento da profissão, de estabilidade no emprego e de melhoria efetiva das condições de trabalho nas escolas”. A reação negativa dos sindicatos reflete um profundo descontentamento com a falta de investimento em áreas consideradas críticas, como a atração de novos docentes, a recuperação total do tempo de serviço e a melhoria das condições de trabalho, antecipando mais um ano de contestação e potencial instabilidade no setor da Educação.



Artigos
3Atualidade
Ver mais
Uma violenta colisão entre uma ambulância e um carro provocou hoje à noite, no concelho de Barcelos na EN103, sete vítimas. Ao que apurou o E24, o sinistro rodoviário aconteceu entre os Feitos e Vila do Monte e envolve uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa de São Romão do Neiva e um carro particular. A […]

A PSP referiu que o carro terá destravado ou foi mal travado, o que resultou na morte da própria condutora. Não há suspeitas de crime

O Repórter Sábado assistiu a uma destas corridas que todas as semanas atraem milhares de jovens e adultos por todo o país, entre público e participantes.Estão em causa, pelo menos, crimes de condução perigosa, mas os envolvidos não resistem à adrenalina e aparentemente também à impunidade.Na marginal do Estoril os moradores desesperam com outro fenómeno. As corridas ilegais de motas.

Em Vilar do Monte O conteúdo Colisão entre carro e ambulância provoca vários feridos em Barcelos aparece primeiro em O MINHO.







