Esta lacuna sobrecarrega docentes e assistentes operacionais, que se veem a gerir situações de saúde para as quais não têm formação nem responsabilidade legal. O enfermeiro Leonel Oliveira, presidente da recém-criada Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Escolar, afirma que “trabalhar na saúde escolar é trabalhar a prevenção e a promoção”. A proposta de OE2026 parece ir ao encontro de parte desta necessidade, ao destinar verbas para a vinculação de mais psicólogos nos quadros dos agrupamentos. No entanto, a defesa de um modelo mais abrangente, que inclua enfermeiros de forma permanente, inspira-se em exemplos internacionais como o de França, que conta com mais de 7.700 enfermeiros escolares. A presença constante destes profissionais permitiria uma resposta mais célere a emergências, um melhor acompanhamento de alunos com doenças crónicas e um trabalho mais eficaz na promoção da saúde mental e física.
Necessidade de Mais Profissionais de Saúde nas Escolas
A falta de profissionais de saúde a tempo inteiro nas escolas portuguesas está a ser apontada como uma lacuna estrutural do sistema educativo. A defesa de um modelo com enfermeiros e psicólogos permanentes ganha força, com o argumento de que a prevenção, a inclusão e a resposta a emergências não podem depender da disponibilidade esporádica das equipas dos centros de saúde. Atualmente, a presença destes profissionais depende da articulação com os cuidados de saúde primários, o que resulta num acompanhamento esporádico ou, em muitos casos, inexistente.



Artigos
3
“O Natal é uma época de celebração, encontros e presentes, mas também um momento em que adotar práticas mais conscientes e sustentáveis faz a diferença”, lembra a Sociedade Ponto Verde. Aquela entidade deixa um conjunto de dicas para que esta quadra de Natal seja mais sustentável. Numa altura em que a produção de resíduos aumenta, […]

No Porto, há a ceia solidária para quem mais precisa. As refeições são servidas durante a noite.

Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova O conteúdo Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Nesta edição especial de 25 de Dezembro trazemos-lhe o Natal que sonhamos escrever. Da saúde à habitação, do ambiente à paz social, figuras da cultura, ciência, política e sociedade civil juntaram-se à redacção do DIÁRIO para transformar aspirações colectivas em peças jornalísticas. Ao longo das mais de 60 páginas desta edição apresentamos-lhe um exercício criativo, entre o que seria desejável e a realidade, com a esperança de uma Madeira diferente no futuro: sem listas de espera na Saúde, sem f







