Duas distinções notáveis foram atribuídas a docentes pela sua carreira e impacto nas respetivas áreas de especialização.

A Professora Doutora Madalena Cunha, docente na Escola Superior de Saúde de Viseu, foi galardoada com o Prémio Investigação 2025 pela Ordem dos Enfermeiros.

A distinção reconhece a sua "excelência, dedicação e impacto transformador na Enfermagem e na Educação para a Saúde".

Como investigadora sénior do Centro de Investigação em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) e Editora-Chefe da revista Millenium, a sua carreira tem sido marcada pela formação de novas gerações de enfermeiros e pelo fortalecimento da investigação. Por outro lado, Ricardo Pocinho, docente aposentado da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Politécnico de Castelo Branco (IPCB), foi distinguido com o Título de Doutor Honoris Causa.

Este reconhecimento sublinha o seu "relevante contributo" nas áreas da Gerontologia Social, Educação e Envelhecimento Ativo.

Estas homenagens, atribuídas por instituições de relevo, valorizam não só os percursos individuais dos docentes, mas também o papel fundamental do ensino superior na produção de conhecimento e na formação de profissionais qualificados, servindo de inspiração para a comunidade académica.