Esta reestruturação já estava prevista no Orçamento do Estado para 2026. Até à reativação do programa, o Governo aponta o programa “Cuida-te”, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), como a principal resposta pública de apoio psicológico e nutricional para jovens dos 12 aos 30 anos.
Governo Suspende Cheques-Psicólogo para Reformulação e Alargamento a Todos os Jovens
O programa de cheques-psicólogo e nutricionista, que oferecia consultas gratuitas a estudantes do ensino superior, foi suspenso pelo Governo desde o início de setembro para uma reformulação completa. A interrupção, de âmbito nacional, vigorará até ao primeiro semestre de 2026, altura em que se prevê o lançamento de um novo modelo mais abrangente. Lançado em setembro de 2024, o programa registou uma adesão significativa, com mais de 16 mil pedidos de cheques em apenas seis meses. No entanto, foi alvo de críticas por parte de especialistas e associações estudantis devido às suas limitações, nomeadamente o número de consultas e os critérios de exclusão, que deixavam de fora jovens com perturbações mais graves como pensamentos suicidas, perturbação bipolar ou comportamentos aditivos. Os Ministérios da Juventude e Modernização e da Educação justificam a suspensão com a necessidade de criar um sistema “mais simples, acessível e com uma coordenação mais eficiente”, que alargue o apoio a todos os jovens, independentemente de estarem ou não no ensino superior.


Artigos
2
“O Natal é uma época de celebração, encontros e presentes, mas também um momento em que adotar práticas mais conscientes e sustentáveis faz a diferença”, lembra a Sociedade Ponto Verde. Aquela entidade deixa um conjunto de dicas para que esta quadra de Natal seja mais sustentável. Numa altura em que a produção de resíduos aumenta, […]

No Porto, há a ceia solidária para quem mais precisa. As refeições são servidas durante a noite.

Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova O conteúdo Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Nesta edição especial de 25 de Dezembro trazemos-lhe o Natal que sonhamos escrever. Da saúde à habitação, do ambiente à paz social, figuras da cultura, ciência, política e sociedade civil juntaram-se à redacção do DIÁRIO para transformar aspirações colectivas em peças jornalísticas. Ao longo das mais de 60 páginas desta edição apresentamos-lhe um exercício criativo, entre o que seria desejável e a realidade, com a esperança de uma Madeira diferente no futuro: sem listas de espera na Saúde, sem f







