A situação reflete um problema mais profundo de desvalorização da carreira docente e a incapacidade do sistema para atrair e reter novos profissionais.
Falta de Professores Ameaça Ensino e Leva a Encerramento de Turmas Noturnas
A carência de professores em Portugal atinge níveis preocupantes, resultando no encerramento do ensino noturno em várias escolas e na existência de centenas de horários por preencher, um problema estrutural que afeta a qualidade do sistema educativo. A falta de docentes no sistema de ensino público português tornou-se uma crise crónica com consequências diretas e visíveis. De acordo com Cristina Mota, do movimento "Missão: Escola Pública", uma das implicações mais graves é que o "ensino noturno está a ser abolido em muitas escolas devido à falta de professores". Esta situação priva muitos adultos e jovens trabalhadores de uma segunda oportunidade de completar a sua formação, impactando a qualificação da força de trabalho e a mobilidade social. A dimensão do problema foi quantificada pelo Ministro da Educação, Fernando Alexandre, que revelou a existência de "cerca de mil horários por preencher" numa única semana. Embora o ministro tenha tentado mitigar a perceção de alarme, afirmando que a falta de professores "não quer dizer que os alunos estejam sem aulas" e que as horas extraordinárias dos docentes existentes permitem resolver parte do problema, a realidade no terreno é mais complexa. Fernando Alexandre admitiu que metade destes horários são incompletos, com poucas horas, o que os torna pouco atrativos e "mais difíceis de preencher porque é difícil contratar alguém para trabalhar tão poucas horas". Esta dificuldade em preencher horários parciais evidencia uma falha estrutural no recrutamento e na gestão de recursos humanos, sobrecarregando os professores já no sistema e deixando muitos alunos, efetivamente, sem aulas ou com soluções de recurso que não garantem a continuidade pedagógica.


Artigos
2
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quinta-feira, no distrito de Lisboa, um cidadão alemão de 19 anos suspeito de um triplo homicídio ocorrido na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. A detenção aconteceu no cumprimento de um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades judiciárias alemãs, na sequência de um intenso trabalho de cooperação internacional e de análise de informação por parte das equipas da PJ. Segundo a investigação em curso, os factos terão ocorrido na madrugada de terça

O distrito da Guarda, assim como o de Coimbra e Viseu, encontram-se sob aviso amarelo O conteúdo Distritos da Guarda, Coimbra e Viseu sob aviso amarelo devido ao frio intenso aparece primeiro em Seia Digital.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem de 19 anos, de nacionalidade alemã, que é suspeito da prática de um triplo homicídio na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. O suspeito terá assassinado o pai, a mulher do pai e enteada na terça-feira, tendo depois fugido para Portugal.

Cinco pessoas morreram esta quarta-feira, 24 de dezembro, na sequência da queda de um helicóptero no monte Kilimanjaro, a montanha mais alta de África, localizada no norte da Tanzânia.







