A situação reflete um problema mais profundo de desvalorização da carreira docente e a incapacidade do sistema para atrair e reter novos profissionais.
Falta de Professores Ameaça Ensino e Leva a Encerramento de Turmas Noturnas
A carência de professores em Portugal atinge níveis preocupantes, resultando no encerramento do ensino noturno em várias escolas e na existência de centenas de horários por preencher, um problema estrutural que afeta a qualidade do sistema educativo. A falta de docentes no sistema de ensino público português tornou-se uma crise crónica com consequências diretas e visíveis. De acordo com Cristina Mota, do movimento "Missão: Escola Pública", uma das implicações mais graves é que o "ensino noturno está a ser abolido em muitas escolas devido à falta de professores". Esta situação priva muitos adultos e jovens trabalhadores de uma segunda oportunidade de completar a sua formação, impactando a qualificação da força de trabalho e a mobilidade social. A dimensão do problema foi quantificada pelo Ministro da Educação, Fernando Alexandre, que revelou a existência de "cerca de mil horários por preencher" numa única semana. Embora o ministro tenha tentado mitigar a perceção de alarme, afirmando que a falta de professores "não quer dizer que os alunos estejam sem aulas" e que as horas extraordinárias dos docentes existentes permitem resolver parte do problema, a realidade no terreno é mais complexa. Fernando Alexandre admitiu que metade destes horários são incompletos, com poucas horas, o que os torna pouco atrativos e "mais difíceis de preencher porque é difícil contratar alguém para trabalhar tão poucas horas". Esta dificuldade em preencher horários parciais evidencia uma falha estrutural no recrutamento e na gestão de recursos humanos, sobrecarregando os professores já no sistema e deixando muitos alunos, efetivamente, sem aulas ou com soluções de recurso que não garantem a continuidade pedagógica.


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