A principal alteração observada é um aumento da socialização e da atividade física durante os intervalos.

A frase "os meninos estão mais soltos e brincam mais" resume a percepção geral de que a ausência dos ecrãs está a devolver as crianças às brincadeiras tradicionais e à interação cara a cara.

Esta mudança de comportamento é vista como um desenvolvimento positivo, promovendo dinâmicas sociais mais saudáveis e combatendo o sedentarismo associado ao uso excessivo de dispositivos móveis.

Apesar dos sinais encorajadores, os responsáveis educativos mostram-se cautelosos, alertando que "ainda é cedo para tirar conclusões definitivas" sobre o impacto a longo prazo da medida.

A proibição visa não só melhorar a socialização, mas também a capacidade de concentração dos alunos dentro e fora da sala de aula. O debate sobre a presença de telemóveis nas escolas continua, mas esta experiência inicial em Portugal parece reforçar os argumentos a favor da sua limitação, pelo menos nos anos de formação mais jovens, como forma de promover um desenvolvimento mais equilibrado e focado nas interações humanas.