No Ensino Superior e Ciência, a despesa consolidada cresce 8,2%, totalizando 3,92 mil milhões de euros. Um dos destaques é o aumento de 39,4% nas verbas para a construção e requalificação de residências estudantis, com um montante de 458,4 milhões de euros alocado ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior. Esta medida visa combater a crise de alojamento, considerada um dos maiores obstáculos ao acesso ao ensino superior para famílias com menos recursos. O apoio à educação pré-escolar e ao ensino particular e cooperativo também foi reforçado, com um aumento global de 6,9% nas transferências, refletindo um maior investimento na base do sistema educativo.
Orçamento do Estado para 2026 Reforça Educação e Ensino Superior com Mais de 600 Milhões de Euros
A proposta do Orçamento do Estado para 2026 prevê um aumento significativo do investimento nas áreas da Educação, Ciência e Inovação, com uma dotação adicional de 621 milhões de euros. Este reforço orçamental visa, entre outros objetivos, a valorização das carreiras docentes e a melhoria das infraestruturas e apoios no ensino superior.\n\nA área da Educação receberá a maior fatia do aumento, com um orçamento de 7,54 mil milhões de euros, o que representa uma subida de 324 milhões (4,5%) face ao ano anterior. Uma parte substancial desta verba, mais de 207 milhões de euros adicionais para despesas com pessoal, destina-se a financiar a “valorização das carreiras”, a “recuperação do tempo de serviço dos professores” e a “contratação de pessoal docente”. Este investimento responde a uma das principais reivindicações das classes profissionais do setor e procura combater a crescente falta de professores.


Artigos
2
Na manhã desta quinta-feira ardeu um poste de eletricidade. Centenas de moradores e serviços que foram afetados.

Empresa responsável pelo fornecimento de água deu nota na internet das perturbações na freguesia de Santa Cruz do Bispo.

CASCAIS- Um perigoso gang que assaltava e agredia pessoas na via pública, tendo chegado a queimar uma delas no rosto com um cigarro aceso, foi desmantelado por investigadores criminais da Divisão Policial de Cascais. Os membros do gang eram cinco, quatro de nacionalidade brasileira e um português, com idades compreendidas entre os 15 e os […]

O frio vai marcar os últimos dias deste ano e a entrada em 2026, em várias zonas do país. A partir desta sexta-feira, podem vir aí temperaturas negativas.







