No Ensino Superior e Ciência, a despesa consolidada cresce 8,2%, totalizando 3,92 mil milhões de euros. Um dos destaques é o aumento de 39,4% nas verbas para a construção e requalificação de residências estudantis, com um montante de 458,4 milhões de euros alocado ao Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior. Esta medida visa combater a crise de alojamento, considerada um dos maiores obstáculos ao acesso ao ensino superior para famílias com menos recursos. O apoio à educação pré-escolar e ao ensino particular e cooperativo também foi reforçado, com um aumento global de 6,9% nas transferências, refletindo um maior investimento na base do sistema educativo.
Orçamento do Estado para 2026 Reforça Educação e Ensino Superior com Mais de 600 Milhões de Euros
A proposta do Orçamento do Estado para 2026 prevê um aumento significativo do investimento nas áreas da Educação, Ciência e Inovação, com uma dotação adicional de 621 milhões de euros. Este reforço orçamental visa, entre outros objetivos, a valorização das carreiras docentes e a melhoria das infraestruturas e apoios no ensino superior.\n\nA área da Educação receberá a maior fatia do aumento, com um orçamento de 7,54 mil milhões de euros, o que representa uma subida de 324 milhões (4,5%) face ao ano anterior. Uma parte substancial desta verba, mais de 207 milhões de euros adicionais para despesas com pessoal, destina-se a financiar a “valorização das carreiras”, a “recuperação do tempo de serviço dos professores” e a “contratação de pessoal docente”. Este investimento responde a uma das principais reivindicações das classes profissionais do setor e procura combater a crescente falta de professores.


Artigos
2Atualidade
Ver mais
Mais de 18.500 utentes sem médico de família é a manchete que faz esta edição do seu DIÁRIO de domingo. "SESARAM garante que o processo de atribuição de especialistas em falta está para breve, explicando que está em curso a contratação de 14 novos clínicos internos", damos conta numa matéria que poderá ler na página 7. Ainda sobre a temática da saúde, "Diabetes representam 67% das consultas no Serviço de Endocrinologia", assunto para ler da entrevista que está na dupla 28 e 29. Bacalhau à moda a

A previsão do estado do tempo para este domingo, 9 de Novembro de 2025, aponta para céu em geral muito nublado, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca na vertente norte e nas terras altas da ilha da Madeira, calcula o IPMA. Na previsão entra também o vento, mas que deverá ser em geral fraco (inferior a 20 km/h) de norte/nordeste, esperando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera uma pequena descida de temperatura. No Funchal em particular, o céu apresentar-se-á em geral m

Um novo estudo conclui que caminhar diariamente, mesmo em quantidade moderada, pode atrasar o declínio cognitivo associado à doença de Alzheimer em pessoas com risco elevado, mas ainda sem sintomas.

Encontro vai realizar-se na Escola Superior de Saúde de Santarém e pretende afirmar-se como um espaço de partilha de conhecimento e boas práticas.







