Os professores Leonor Faustino e Óscar Ribeiro apresentaram aos parceiros da Turquia, Itália e Alemanha os trabalhos desenvolvidos pelos mentores anti-bullying na sua escola, incluindo sketches e a preparação de uma peça de teatro. Segundo os docentes, esta partilha de experiências serve de “inspiração para o desenvolvimento de novas atividades” e dota-os de “novas e úteis ferramentas enquanto agentes ativos na construção de uma comunidade educativa mais justa”. O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
Numa outra iniciativa, três alunas do Agrupamento de Escolas Rio Arade, em Lagoa, também viajaram até Balikesir, na Turquia, no âmbito do projeto D.E.C.I.D.E., dedicado à inclusão e diversidade.
As estudantes participaram em workshops, pintaram um mural coletivo e visitaram instituições de educação especial, numa experiência que, segundo a escola, “reforçou os laços institucionais e o compromisso partilhado com a educação europeia de qualidade”. Em fevereiro de 2026, será a vez de Lagoa receber as escolas parceiras da Turquia, Itália e Polónia.
Estas mobilidades demonstram como o programa Erasmus+ continua a ser um pilar na estratégia de internacionalização das escolas, promovendo a colaboração e uma cidadania ativa e participativa.














