O projeto pretende resgatar a tradição das antigas escolas industriais, aliando o conhecimento técnico à criatividade e ao pensamento crítico, para preparar os jovens para os desafios de um mercado em rápida transformação. A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, destacou a “disponibilidade permanente do IPCA para trabalhar com as empresas e os municípios, de forma a alavancar novas áreas de conhecimento e desenvolvimento”.
A parceria com o dstgroup já é de “longa data”, nomeadamente em vários Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).
A proximidade do novo campus ao Polo do IPCA de Vila Verde, onde estudam cerca de 350 estudantes, reforça o objetivo de facilitar a progressão dos alunos do ensino profissional para o superior, promovendo a empregabilidade e a qualificação no território. Mais do que uma escola, o Campus do Pensamento Industrial e Digital propõe-se a ser um ponto de encontro entre o sistema de ensino, a indústria e a inovação, onde se pretende “pensar e fazer o futuro”.
O projeto representa uma nova forma de colaboração, integrando dimensões técnicas, culturais e humanísticas no desenvolvimento dos futuros profissionais.














