A ação, que assinala o Dia Mundial da Poupança, a 31 de outubro, visa reforçar a literacia financeira como uma competência essencial para a cidadania. O projeto, intitulado "Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro", decorrerá em escolas públicas e privadas de todo o país, em parceria com as autoridades de supervisão financeira — Banco de Portugal (BdP), Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões (ASF). O Governo pretende que a iniciativa marque o início de uma colaboração contínua entre o ensino superior e as escolas, integrando a literacia financeira na disciplina de Cidadania em todos os anos de escolaridade.
O ministro da Educação, Fernando Alexandre, destacou a importância de desenvolver estas competências desde cedo: "Saber gerir dinheiro, compreender decisões económicas e fazer escolhas conscientes, com o olhar no futuro, são competências fundamentais para a vida adulta e em sociedade".
A iniciativa contará com a participação simbólica de membros do Governo, como o próprio ministro da Educação e o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, bem como dos presidentes das entidades reguladoras, que também darão uma aula.
O objetivo é beneficiar não só os alunos do básico e secundário, mas também os estudantes universitários, que poderão aplicar os seus conhecimentos e desenvolver competências de comunicação.














