A interdição imediata do espaço, por risco para a vida humana, obrigou à transferência de cerca de 200 alunos, destacando a urgência de investimento na manutenção do parque escolar nacional. O Bloco A da escola, composto por monoblocos, foi interditado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil após uma vistoria da Unidade de Saúde Pública ter identificado riscos que poderiam “constituir ameaça à preservação da vida humana”. Esta decisão forçou a deslocalização de doze turmas do 5.º e 6.º anos para a Escola Básica Conceição e Silva por um período de, pelo menos, três semanas. A situação foi agravada pela interdição da cozinha escolar, que necessitava de uma desinfestação para controlo de roedores e insetos. A Câmara Municipal de Almada reconheceu a gravidade da situação e informou que está a adquirir novos monoblocos com caráter de urgência. A autarquia acrescentou que a requalificação total da escola, um investimento previsto de 15 milhões de euros, já tem projeto concluído e candidatura a financiamento submetida. Este caso em Almada não é isolado e reflete um problema mais vasto de degradação de edifícios públicos. Outros relatos apontam para problemas semelhantes, como infiltrações e falta de condições em edifícios judiciais, alguns dos quais partilham espaço ou proximidade com estabelecimentos de ensino, ilustrando uma carência geral de manutenção que afeta diretamente as condições de trabalho e segurança de alunos e professores.
Problemas de Infraestruturas e Segurança Obrigam ao Encerramento de Espaços Escolares
A segurança das infraestruturas escolares tornou-se uma preocupação premente, exemplificada pelo encerramento de um pavilhão na Escola Básica e Secundária António Gedeão, em Almada.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana.

Padre Mário Sousa faz balanço do projeto iniciado em 2012, que está «bem adiantado», com os livros praticamente «todos traduzidos» Lisboa, 09 nov 2025 (Ecclesia) – O ccoordenador da comissão responsável pela nova tradução da Bíblia manifestou, em declarações à Agência ECCLESIA, a vontade de apresentar o resultado do processo da nova edição da Sagrada […]

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

O Auditório Municipal do Bombarral recebeu, a 20 de outubro, a entrega das pastas aos alunos e formadores que integram o projeto municipal “Universitários 50+”, num momento simbólico que marcou a abertura do novo ano letivo.







