O diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, admitiu ter havido um “lapso” na comunicação e defendeu que o concurso especial foi criado para atrair alunos com “outros percursos académicos” e maior “maturidade”. Agora, a faculdade avança com uma proposta para eliminar definitivamente a prova de conhecimentos, uma alteração que, segundo o reitor, não será bloqueada desde que cumpra a lei, uma vez que a competência para definir o regulamento é do Conselho Científico da faculdade. A FMUP espera submeter a nova proposta de regulamento à Reitoria para homologação até ao final de outubro, alterando assim de forma significativa os critérios de acesso a um dos cursos mais procurados do país.
Faculdade de Medicina do Porto Pondera Eliminar Prova de Acesso para Licenciados
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a preparar um novo regulamento para o concurso especial de acesso ao Mestrado Integrado em Medicina por titulares de licenciatura, que prevê a eliminação da prova de conhecimentos. A mudança surge na sequência de uma polémica recente, que envolveu a anulação da admissão de 30 candidatos que não atingiram a nota mínima exigida na prova. A controvérsia teve início em setembro, quando o reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, denunciou ter recebido “pressões de várias pessoas influentes” para admitir 30 candidatos que tinham sido informados pela FMUP da sua entrada, apesar de não terem obtido a classificação mínima de 14 valores na prova de acesso. A decisão do reitor de não homologar a lista gerou um impasse e levou os candidatos lesados a interporem uma ação em tribunal.



Artigos
6Atualidade
Ver mais
A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana.

Padre Mário Sousa faz balanço do projeto iniciado em 2012, que está «bem adiantado», com os livros praticamente «todos traduzidos» Lisboa, 09 nov 2025 (Ecclesia) – O ccoordenador da comissão responsável pela nova tradução da Bíblia manifestou, em declarações à Agência ECCLESIA, a vontade de apresentar o resultado do processo da nova edição da Sagrada […]

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

O Auditório Municipal do Bombarral recebeu, a 20 de outubro, a entrega das pastas aos alunos e formadores que integram o projeto municipal “Universitários 50+”, num momento simbólico que marcou a abertura do novo ano letivo.







