O diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, admitiu ter havido um “lapso” na comunicação e defendeu que o concurso especial foi criado para atrair alunos com “outros percursos académicos” e maior “maturidade”. Agora, a faculdade avança com uma proposta para eliminar definitivamente a prova de conhecimentos, uma alteração que, segundo o reitor, não será bloqueada desde que cumpra a lei, uma vez que a competência para definir o regulamento é do Conselho Científico da faculdade. A FMUP espera submeter a nova proposta de regulamento à Reitoria para homologação até ao final de outubro, alterando assim de forma significativa os critérios de acesso a um dos cursos mais procurados do país.
Faculdade de Medicina do Porto Pondera Eliminar Prova de Acesso para Licenciados
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a preparar um novo regulamento para o concurso especial de acesso ao Mestrado Integrado em Medicina por titulares de licenciatura, que prevê a eliminação da prova de conhecimentos. A mudança surge na sequência de uma polémica recente, que envolveu a anulação da admissão de 30 candidatos que não atingiram a nota mínima exigida na prova. A controvérsia teve início em setembro, quando o reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, denunciou ter recebido “pressões de várias pessoas influentes” para admitir 30 candidatos que tinham sido informados pela FMUP da sua entrada, apesar de não terem obtido a classificação mínima de 14 valores na prova de acesso. A decisão do reitor de não homologar a lista gerou um impasse e levou os candidatos lesados a interporem uma ação em tribunal.



Artigos
6
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quinta-feira, no distrito de Lisboa, um cidadão alemão de 19 anos suspeito de um triplo homicídio ocorrido na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. A detenção aconteceu no cumprimento de um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades judiciárias alemãs, na sequência de um intenso trabalho de cooperação internacional e de análise de informação por parte das equipas da PJ. Segundo a investigação em curso, os factos terão ocorrido na madrugada de terça

O distrito da Guarda, assim como o de Coimbra e Viseu, encontram-se sob aviso amarelo O conteúdo Distritos da Guarda, Coimbra e Viseu sob aviso amarelo devido ao frio intenso aparece primeiro em Seia Digital.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem de 19 anos, de nacionalidade alemã, que é suspeito da prática de um triplo homicídio na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. O suspeito terá assassinado o pai, a mulher do pai e enteada na terça-feira, tendo depois fugido para Portugal.

Cinco pessoas morreram esta quarta-feira, 24 de dezembro, na sequência da queda de um helicóptero no monte Kilimanjaro, a montanha mais alta de África, localizada no norte da Tanzânia.







