Os professores defendem que, se a tutela aplica deveres retroativamente, deve também reconhecer direitos, como o prémio de permanência para quem não interrompeu funções.
Professores da Escola Portuguesa de Díli em Greve por Tempo Indeterminado
Cerca de 30 professores do quadro da Escola Portuguesa de Díli, em Timor-Leste, iniciaram uma greve por tempo indeterminado em protesto contra a exigência da devolução do subsídio de instalação. Os docentes alegam que a solicitação da direção da escola é ilegal e desconsidera os custos de reinstalação que tiveram de suportar. O conflito surgiu após os professores, que anteriormente lecionavam em regime de mobilidade estatutária, terem integrado o quadro da escola através de um concurso interno em julho de 2025. A tutela considera que, por já terem recebido o subsídio de instalação quando foram colocados pela primeira vez, não teriam direito a um novo apoio. No entanto, os docentes argumentam que o resultado do concurso só foi conhecido quando já se encontravam de férias em Portugal, o que os obrigou a vender bens e a deixar as suas casas sem a certeza de regresso. Paulo Ramalho, um dos professores em greve, explicou à Lusa que, ao regressarem a Timor-Leste, tiveram de "proceder à reinstalação com a aquisição de carros, motas, pagamentos de rendas". A decisão de avançar para a paralisação foi tomada por unanimidade, com o apoio do sindicato STOP.


Artigos
2
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quinta-feira, no distrito de Lisboa, um cidadão alemão de 19 anos suspeito de um triplo homicídio ocorrido na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. A detenção aconteceu no cumprimento de um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades judiciárias alemãs, na sequência de um intenso trabalho de cooperação internacional e de análise de informação por parte das equipas da PJ. Segundo a investigação em curso, os factos terão ocorrido na madrugada de terça

O distrito da Guarda, assim como o de Coimbra e Viseu, encontram-se sob aviso amarelo O conteúdo Distritos da Guarda, Coimbra e Viseu sob aviso amarelo devido ao frio intenso aparece primeiro em Seia Digital.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um jovem de 19 anos, de nacionalidade alemã, que é suspeito da prática de um triplo homicídio na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. O suspeito terá assassinado o pai, a mulher do pai e enteada na terça-feira, tendo depois fugido para Portugal.

Cinco pessoas morreram esta quarta-feira, 24 de dezembro, na sequência da queda de um helicóptero no monte Kilimanjaro, a montanha mais alta de África, localizada no norte da Tanzânia.







