Dentro desta disciplina, as maiores fragilidades mantêm-se nas áreas de geometria e análise de dados e probabilidades, onde a média nacional se fixou nos 52 valores.
Este desempenho mediano é um sinal de alerta para a eficácia das abordagens pedagógicas nestas áreas.
O aspeto mais alarmante dos relatórios é, contudo, a disparidade de resultados entre os diferentes sistemas de ensino.
Em Matemática, os alunos das escolas privadas obtiveram uma classificação média 17 pontos superior à dos seus colegas do ensino público.
Esta diferença abissal sugere uma crescente segmentação do sistema educativo, onde o acesso a recursos e a diferentes contextos socioeconómicos parece determinar de forma decisiva o sucesso académico.
Os relatórios indicam ainda assimetrias regionais, com os alunos da região Norte a apresentarem uma média mais elevada tanto a Português como a Matemática. Estes resultados colocam uma enorme pressão sobre a escola pública e os seus professores, que lidam diariamente com realidades mais complexas e heterogéneas, e levantam questões urgentes sobre equidade, financiamento e as políticas necessárias para garantir que todos os alunos, independentemente da sua origem, tenham as mesmas oportunidades de sucesso.














