Em resposta a notícias sobre escolas que carecem de equipamento informático para os alunos, o Ministro Fernando Alexandre clarificou a posição do Ministério da Educação. Afirmou ter solicitado um levantamento para compreender as razões destas carências, assegurando que "se alguma escola não tem computadores" não é "por falta de recursos" do ministério. Sublinhou que os fundos estão disponíveis e que "não há um caso de uma escola que tenha pedido verba para comprar computadores que não tenha tido a verba do ministério".

O ministro atribui diretamente a responsabilidade às próprias escolas, sugerindo uma quebra no processo de avaliação de necessidades e comunicação.

"Se faltam, não comunicaram a necessidade", afirmou.

Esta questão realça um aspeto crítico da gestão escolar e da alocação de recursos no âmbito do programa de transição digital na educação portuguesa.

Embora o governo possa ter alocado fundos significativos para equipamento digital, obstáculos logísticos e administrativos a nível local podem impedir que esses recursos cheguem aos alunos e professores.

A promessa do ministro de investigar indica uma consciencialização desta lacuna e um desejo de assegurar que o investimento na digitalização se traduza em benefícios tangíveis na sala de aula.