O Ministério da Educação está agora a averiguar a conduta da direção-geral, num sinal de que poderá ter havido uma falha processual. A docente já foi informada da decisão e da possibilidade de se candidatar ao concurso externo extraordinário, cujo prazo terminava na data da notícia. Este caso expõe as dificuldades e os obstáculos que profissionais qualificados estrangeiros enfrentam para se integrarem no mercado de trabalho português, em particular no setor da educação. A situação é paradoxal, considerando a conhecida falta de professores no país. A intervenção governamental e a eventual retificação do caso podem indicar um esforço para agilizar e tornar mais justos os processos de reconhecimento de qualificações, essenciais para atrair e reter talento estrangeiro no sistema de ensino nacional.
Governo Analisa Caso de Professora Brasileira Impedida de Lecionar em Portugal
O Governo português está a analisar a atuação da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) no caso de uma professora brasileira que, apesar de ter a sua formação reconhecida, foi impedida de lecionar e despedida em 2023. O caso levanta questões sobre o processo de reconhecimento de habilitações profissionais para docentes estrangeiros em Portugal. A professora, formada no Brasil, viu-se num "pesadelo" burocrático quando a DGAE não reconheceu a sua habilitação profissional, obrigando-a a recorrer à justiça, primeiro no Brasil e depois em Portugal, para ver os seus direitos validados, tendo obtido ganho de causa.



Artigos
4
“O Natal é uma época de celebração, encontros e presentes, mas também um momento em que adotar práticas mais conscientes e sustentáveis faz a diferença”, lembra a Sociedade Ponto Verde. Aquela entidade deixa um conjunto de dicas para que esta quadra de Natal seja mais sustentável. Numa altura em que a produção de resíduos aumenta, […]

No Porto, há a ceia solidária para quem mais precisa. As refeições são servidas durante a noite.

Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova O conteúdo Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Nesta edição especial de 25 de Dezembro trazemos-lhe o Natal que sonhamos escrever. Da saúde à habitação, do ambiente à paz social, figuras da cultura, ciência, política e sociedade civil juntaram-se à redacção do DIÁRIO para transformar aspirações colectivas em peças jornalísticas. Ao longo das mais de 60 páginas desta edição apresentamos-lhe um exercício criativo, entre o que seria desejável e a realidade, com a esperança de uma Madeira diferente no futuro: sem listas de espera na Saúde, sem f







