A medida, integrada no Orçamento do Estado para 2026, representa um passo importante para o reforço da saúde mental no contexto escolar. A aprovação desta medida responde a uma reivindicação antiga da comunidade educativa e de especialistas em saúde mental, que alertam para a crescente necessidade de apoio psicológico a crianças e jovens. A proposta do Livre prevê não só a implementação deste rácio, mas também o compromisso do Governo em garantir, no próximo ano, "o funcionamento e o alargamento das equipas comunitárias de saúde mental". A presença reforçada de psicólogos nas escolas é vista como fundamental para a promoção do bem-estar dos alunos, a prevenção de problemas de saúde mental, o combate ao insucesso e abandono escolar, e o apoio aos professores na gestão de comportamentos e situações complexas em sala de aula. A concretização desta medida implicará um investimento significativo na contratação de profissionais e poderá transformar a forma como as escolas lidam com as questões de saúde mental, passando de uma abordagem reativa para uma mais preventiva e integrada, beneficiando toda a comunidade escolar.
Parlamento Aprova Proposta para Rácio de um Psicólogo por 500 Alunos
O parlamento aprovou uma proposta de alteração do partido Livre que visa concretizar o rácio de um psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas.


Artigos
2
“O Natal é uma época de celebração, encontros e presentes, mas também um momento em que adotar práticas mais conscientes e sustentáveis faz a diferença”, lembra a Sociedade Ponto Verde. Aquela entidade deixa um conjunto de dicas para que esta quadra de Natal seja mais sustentável. Numa altura em que a produção de resíduos aumenta, […]

No Porto, há a ceia solidária para quem mais precisa. As refeições são servidas durante a noite.

Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova O conteúdo Transmissão da Missa do Galo em direto de Idanha-a-Nova aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Nesta edição especial de 25 de Dezembro trazemos-lhe o Natal que sonhamos escrever. Da saúde à habitação, do ambiente à paz social, figuras da cultura, ciência, política e sociedade civil juntaram-se à redacção do DIÁRIO para transformar aspirações colectivas em peças jornalísticas. Ao longo das mais de 60 páginas desta edição apresentamos-lhe um exercício criativo, entre o que seria desejável e a realidade, com a esperança de uma Madeira diferente no futuro: sem listas de espera na Saúde, sem f







