Este fenómeno demográfico ocorre num contexto de crescente pobreza e exclusão social entre a população imigrante, tornando a integração escolar ainda mais complexa.

Um retrato sobre os estrangeiros em Portugal revela um dado marcante: o número de alunos com pelo menos um progenitor de nacionalidade estrangeira aumentou quase 60% entre 2020 e 2023. Este crescimento rápido coloca uma pressão acrescida sobre as escolas, que necessitam de recursos e estratégias para o acolhimento, o ensino do português como língua não materna e a promoção de um ambiente intercultural.

A tarefa dos professores torna-se mais exigente, requerendo formação específica para lidar com a diversidade linguística e cultural na sala de aula.

A situação é agravada pelo contexto socioeconómico destas famílias.

Quase 29% dos estrangeiros em Portugal encontram-se em situação de pobreza ou exclusão social, uma taxa que sobe para um em cada quatro no geral.

As crianças e jovens inseridos nestes agregados familiares enfrentam barreiras adicionais ao sucesso escolar, o que torna o papel da escola como elevador social ainda mais crucial e desafiador.