menulogo
Notícias Agora
user
Atualidade July 24, 2025

ASAE Apreende Milhares de Litros de Vinho Falsamente Rotulado na Região Norte

Uma operação de fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) na região Norte resultou na apreensão de mais de três mil litros de vinho que estava a ser comercializado com rótulos falsificados. A ação desmantelou um esquema de fraude que visava induzir os consumidores em erro, vendendo um produto de menor qualidade como sendo vinho com Denominação de Origem Controlada (DOC) da Região do Douro.

News ImageNews ImageNews Image

A operação, conduzida pela Brigada de Vinhos e Vitivinícolas da Unidade Regional do Norte, culminou com a apreensão de aproximadamente 3.256 litros de vinho num armazém de distribuição. Segundo a ASAE, o operador económico acondicionava o vinho em garrafas rotuladas com uma denominação de origem reconhecida, permitindo-lhe obter um “lucro indevido mais elevado e fomentando uma concorrência desleal no mercado”. Em resultado da fiscalização, foi instaurado um processo-crime por fraude sobre mercadorias, falsificação de rótulos e usurpação de denominação de origem DOC. A autoridade sublinhou que continuará a reforçar as ações de inspeção no setor vitivinícola, considerado de grande relevância para a economia nacional, de modo a salvaguardar os consumidores de práticas enganosas. Este incidente não é isolado, tendo sido reportadas outras apreensões de vinhos e bebidas adulteradas no início do mês em outras regiões do país, como Anadia e Guarda, evidenciando um problema persistente de fraude no setor.

Fontes: NiT, A Voz de Trás-os-Montes, O MINHO.

ai briefingEm resumo
A apreensão de milhares de litros de vinho fraudulento pela ASAE evidencia as contínuas vulnerabilidades no setor vitivinícola. A ação reforça a importância da fiscalização para proteger os consumidores e a integridade das denominações de origem, que são cruciais para a reputação e economia de Portugal.

Artigos

3

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close