menulogo
Notícias Agora
user
Atualidade July 28, 2025

Grupo Dono da 'Visão' Anuncia Despedimento Coletivo e Pede a Trabalhadores para Continuarem Sem Salário

O grupo de comunicação social Trust in News (TiN), detentor de títulos como a 'Visão' e a 'Caras', comunicou o despedimento coletivo de todos os seus 80 trabalhadores, numa ação que o Sindicato dos Jornalistas (SJ) classificou como “incompreensível e intolerável”, especialmente devido ao pedido para que os funcionários continuassem a trabalhar sem receber.

News ImageNews ImageNews Image

A notícia do despedimento coletivo foi recebida pelos trabalhadores e pelo SJ na sexta-feira, 25 de julho. O sindicato descreveu a situação como “dramática”, apontando para uma “postura incompreensível e intolerável” por parte do administrador de insolvência da empresa. O aspeto mais insólito do processo foi o pedido feito aos trabalhadores para que “continuassem a trabalhar sem receber”, com o objetivo de “manter vivos os títulos” até à liquidação do grupo, evitando assim a sua desvalorização. Esta solicitação surge num contexto em que os jornalistas e restantes funcionários já não recebiam salários desde o mês de junho. A convicção expressa era de que, mantendo as publicações ativas, as revistas não perderiam valor de mercado e poderiam ter um futuro assegurado. O Sindicato dos Jornalistas, no entanto, condenou veementemente a proposta, que coloca sobre os trabalhadores o ónus de manter a empresa a funcionar sem qualquer garantia de remuneração.

ai briefingEm resumo
A crise no grupo de media culminou numa situação invulgar, na qual os trabalhadores, já sem salários e agora demitidos, foram instados a continuar a trabalhar gratuitamente, evidenciando a precariedade extrema e os dilemas éticos enfrentados no setor jornalístico.

Artigos

7

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close